sábado, 30 de julho de 2011

A reportagem completa do passeio.

30/07/2011 - 08h00

Livro relata a aventura de Álvaro Garnero ao redor do mundo em apenas 80 dias


Da Redação
Inspirados pelo livro “A Volta Ao Mundo em 80 Dias”, de Júlio Verne, o apresentador do programa “50 por 1” (Record) Álvaro Garnero e seu companheiro de viagem, o jornalista e fotógrafo José Antonio Ramalho, apostaram com um barman em um pub em Londres que fariam uma viagem nos mesmos moldes do personagem do romance. Juntos, os dois partiram para sua própria volta ao mundo, projeto que originou a quarta temporada do programa e o livro homônimo ao de Verne, lançado pela Editora Gaia.

A volta ao mundo de Álvaro Garnero em oitenta dias

Foto 1 de 11 - Conhecida como a "Veneza do Norte", Bruges, na Bélgica, foi um dos destinos visitados pelo apresentador Álvaro Garnero em sua aventura ao redor do mundo durante 80 dias. A empreitada originou o livro "A Volta Ao Mundo Em Oitenta Dias", escrito pelo seu companheiro de viagem, o jornalista José Antonio Ramalho Divulgação
Fotos e relatos das viagens estão dispostos em 192 páginas, divididas por destinos visitados. O roteiro completo incluiu 22 países, percorridos através de diversos meios de transporte: cargueiros, trens, motor homes, transatlânticos, ônibus e balsas – exceto avião, justamente para “seguir ainda mais o romance de Júlio Verne”, segundo o apresentador. No total, a dupla rodou mais de 40 mil quilômetros.
Saindo de Londres, Garnero e Ramalho pegaram um navio cargueiro para os Estados Unidos e lá visitaram Filadélfia, Cleveland, Seattle e cidades dos estados de Dakota do Sul. De lá, seguiram para Vancouver, no Canadá, para embarcarem em um navio que iria até o Japão em 16 dias, incluindo paradas no Alasca e na Rússia Oriental.
Depois de visitar, entre outros destinos, Tóquio e Kyoto, a dupla atravessou o mar do Japão até a cidade de Busan, na Coreia do Sul. Depois de alguns dias circulando pela Ásia, mais uma aventura: embarcar em um trem em Pequim e desembarcar em Ulan Bator, na Mongólia, 30 horas depois, tendo as Muralhas da China como cenário durante o trajeto.
  • Divulgação Foi na Finlândia, ao sair para fazer um passeio de canoa no Parque Nacional Nuuksio que a dupla de viajantes teve seu primeiro contato com a neve
O leste europeu também foi uma região bastante explorada pelos aventureiros. Eles passaram por cidades como Ecaterinburgo, Moscou, Kiev (Rússia), Chernobil (Ucrânia), Minsk (Bielorrússia), Vilnius (Lituânia), Riga (Letônia) e Talin (Estônia). Garnero e Ramalho seguiram para a Escandinávia (Dinamarca, Noruega e Suécia) e encerraram a aventura na Europa Ocidental - entre os destinos, Hamburgo (Alemanha), Eindhoven (Holanda), Gent, Bruges (Bélgica) e Paris (França).
O diferencial da empreitada ficou por conta dos meios de locomoção escolhidos pela dupla - e as aventuras originadas a partir disso -, da prática de esportes tradicionais de cada destino (como esgrima, sumô e bobsldge) e da degustação de pratos típicos (peixe Fugu e “kobe beef”, no Japão, por exemplo).
O livro serve de inspiração para viajantes que queiram se aventurar em lugares menos badalados ou curtir de uma forma não tão convencional destinos já consagrados. As belas fotos e os textos que as acompanham, com curiosidades e detalhes dos bastidores, atiçam o leitor a querer largar tudo e desbravar o mundo também.
No entanto, apesar de ter sido um projeto baseado no livro de Verne, dá para perceber que 80 dias não é o bastante para rodar o mundo, já que continentes como África e América Latina ficaram de fora, e muitas cidades foram vistas praticamente de relance. Mas, para começar a traçar seu roteiro dos sonhos, a publicação de Ramalho inspira bastante.
"A Volta Ao Mundo em Oitenta Dias" está longe de ser considerado um guia, pois não oferece informações sobre hospedagem, restaurantes, preços e outros serviços, e tampouco é direcionado a um público específico, como mochileiros ou fãs de turismo de luxo, mas justamente por isso é interessante: tem a possibilidade de agradar gregos e troianos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário