segunda-feira, 9 de junho de 2014

São pedro não perdoa manda chuva mesmo, infelismente quem paga com isto é a população, espero que as chuvas soubam para o centro do paiz para dar uma oportunidade para São Paulo.

Volume de água das cataratas, no PR, sobe 30 vezes e é o maior da história

Osny Tavares
Do UOL, em Curitiba

  • Divulgação/ Cataratas do Iguaçu S.A
    O Parque Nacional do Iguaçu registrou nesta segunda-feira a maior vazão d'água das Cataratas do Iguaçu O Parque Nacional do Iguaçu registrou nesta segunda-feira a maior vazão d'água das Cataratas do Iguaçu
As cataratas do Iguaçu, no Paraná, alcançaram nesta segunda-feira (09) o maior volume de água de sua história, informou a Cataratas do Iguaçu S.A., concessionária da operação turística no parque. Devidos às chuvas que caíram desde a madrugada de sábado no Paraná, as quedas estão vertendo 46 milhões de litros de água por segundo. Isso representa 30 vezes a vazão normal da água, que é de 1,5 milhão de litros por segundo.
O recorde anterior era de 1983, quando o volume chegou a 35 milhões de litros. No domingo, a vazão já havia passado de 4 milhões para 14 milhões de litros. Por causa disso, a direção do parque decidiu suspender a visitação sobre a passarela e os passeios de barco, assim como o uso do elevador panorâmico. Nesta segunda, os turistas somente podem ver as cataratas à distância. A cheia danificou parte da plataforma de rapel.
Ampliar

Chuvas pelo Brasil200 fotos

1 / 200
7.jun.2014 - O parque Barigui, em Curitiba, ficou alagado após forte chuva que desde essa sexta-feira (6) atinge a capital paranaense Gisele Pimenta/Frame/ Estadão Conteúdo
O lago Itaipu chegou ao limite de capacidade no sábado e as comportas precisaram ser abertas. Nesta segunda, duas das três calhas do vertedouro estão abertas, escoando 8 milhões de litros d'água por segundo.

Em Curitiba, os reservatórios dos rios Barigui e São Lourenço tiveram as comportas abertas no sábado, como medida preventiva para evitar enchentes, e foram fechadas de volta nesta segunda.

As chuvas que caíram sobre o centro-sul do Paraná e sobre a capital também registraram volume recorde, de acordo com medições pluviométricas do Instituto Tecnológico Simepar. Em Curitiba, choveu 166 mm entre sexta e domingo, ante 93 mm esperados para todo o mês de junho.

Em Guarapuava, a cidade mais afetada do Estado, choveu 400 mm ao longo do final de semana, o maior volume desde 1997, quando a estação meteorológica foi instalada na cidade. Guarapuava decretou estado de emergência, junto com outras 76 cidades do Paraná. Ao todo, nove pessoas morreram, sendo duas em Guarapuava
Quer ver tudo vela o link.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/06/09/volume-de-agua-nas-cataratas-no-pr-sobe-30-vezes-e-e-o-maior-da-historia.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário