segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Se mecher vai levantar a poeira, espero que sim.

EUA investigam criminalmente escândalo da Petrobrás, diz FT

Autoridades americanas abriram uma investigação criminal sobre o escândalo da Petrobrás, segundo o diário econômico britânico Financial Times.
O Departamento de Justiça americano quer saber se funcionários, intermediários ou empreiteiros que atuem no país tiveram participação no processo de corrupção, algo que implicaria em uma quebra da lei anti-corrupção em afazeres estrangeiros.
Pelo fato da companhia ter papeis negociados na Bolsa de Nova York, uma segunda investigação está sendo preparada pela Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais nos EUA.

Leia também:
Após reeleição, reformas 'ao estilo Dilma' perdem fôlego
País vai recuperar R$ 500 milhões com delações na Lava Jato
Tanto o Departamento de Justiça quanto a SEC não quiseram comentar as alegações do jornal.
Na matéria, o FT faz uma avaliação do caso da Petrobrás, onde as denúncias do ex-diretor Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef desmascararam uma rede de corrupção onde políticos receberiam 3% de todos os contratos assinados, fato negado pelo PT e pelos políticos citados.
As investigações do Departamento de Justiça e da SEC não miram só a Petrobrás. Uma corretora de Nova York e suas negociações com um banco estatal venezuelano também estão sendo analisados, além de mais de 20 companhias suspeitas de negociações envolvendo corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário