publicado em 28/10/2010 às 14h16:
Vulcão Merapi volta a entrar em erupção na Indonésia
País vive temporada de tragédias, registrando ainda 343 vítimas de tsunami em outra região
Clara Prima/26.10.2010/AFP
Imagens mostram o Merapi expelindo cinzas na última segunda-feira
O vulcão Merapi, na ilha indonésia de Java, voltou a entrar em erupção nesta quinta-feira (28) e expeliu cinzas e nuvens de gases, depois de ter provocado a morte de 32 pessoas na última terça-feira (26). O país também conta as vítimas do tsunami, que arrasou várias ilhas próximas de Sumatra, na última segunda-feira (25) - até o momento, há o registro de 343 mortes. A informação foi confirmada por fontes do governo, que estão trabalhando nas atividades de defesa civil.
Veja imagens do vulcão
Veja fotos do tsunami
A cratera do vulcão, de 2.914 m de altitude, situada no coração de uma região muito povoada da ilha de Java, lançou nuvens de gases com magma e cinzas, segundo o vulcanologista.
A erupção do Merapi na terça-feira deixou 32 mortos, a maioria por problemas respiratórios, decorrente da inalação das cinzas do vulcão. A primeira vítima foi um bebê de três meses.
Indonésia também conta mortos após tsunanmi
O balanço de vítimas do tsunami que arrasou várias ilhas indonésias na última segunda-feira (25) voltou a subir, chegando a 343 mortos nesta quinta-feira, enquanto a ajuda começa a chegar às áreas afetadas.
O material de socorro e ajuda começou a chegar às zonas mais afetadas das ilhas Mentawai, três dias depois do terremoto seguido por tsunami que abalou a costa oeste deste grupo de ilhas do Índico. Mas as esperanças de encontrar sobreviventes entre as pessoas desaparecidas diminuiu, e o número de mortos subiu de 272 para 343 no balanço mais recente.
Um navio com alimentos, água e remédios chegou nesta quinta-feira a Sikakap, na ilha de Pagai do Norte, onde a falta de estradas em bom estado e os problemas de comunicação prejudicam muito as operações de emergência.
Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados
Nenhum comentário:
Postar um comentário