domingo, 4 de agosto de 2013

Lugares que vale apena conhecer.

Museu Gruta do Maquiné será inaugurado em Lagoa Santa

Espaço construído junto às cavernas exploradas por Peter Lund abre na quarta (7)

por Paola Carvalho | 07 de Agosto de 2013
Victor Schwaner/Odin

Um dos sete salões da cavidade rochosa e o novo edifício junto à entrada da caverna (detalhe.): 48 000 visitantes em 2012

A s montanhas do cerrado, na região de Cordisburgo, a 127 quilômetros de Belo Horizonte, escondem uma formação calcária de mais de 600 milhões de anos, estalactites e estalagmites resultantes do gotejamento de água das fendas das cavernas, pinturas rupestres e muitas histórias. Elas começaram a ser descobertas pelo cientista e pesquisador dinamarquês Peter Lund (1801-1880) a partir de 1834. Foi ali, na Gruta do Maquiné, que ele encontrou os primeiros fósseis brasileiros. “Meus olhos nunca viram nada de mais belo e magnífico nos domínios da natureza e da arte”, escreveu Lund, em carta enviada à sua terra natal. O trecho da correspondência está estampado na parede do novo Museu Gruta do Maquiné, que será inaugurado na próxima quarta (7). O espaço de 400 metros quadrados é uma espécie de antessala da gruta, um túnel high tech que leva à pré-história. Lá, modernos painéis, vídeos e instalações interativas revelam curiosidades sobre o lugar. Há também reproduções de achados preciosos, como os fósseis de uma preguiça encontrados na cavidade rochosa.

Descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné - e, uma década mais tarde, explorada por Lund e seu conterrâneo botânico Eugenius Warming (1841-1924) -, a gruta tem sete salões, em diferentes níveis, que somam 650 metros lineares percorridos em visitas guiadas. O passeio não é só uma viagem cultural, mas também um momento lúdico. “A fantasia rende boas risadas aqui dentro”, diz o gerente da gruta, Mário Oliveira, que confessa se di­­vertir com a imaginação dos frequentadores. Onde o especialista enxerga uma complexa coluna de estalagmite, muitos visualizam o Castelo de Grayskull, a fortaleza do herói do desenho animado He-Man, exibido pelo ca­­nal pago Gloob. É comum ver crianças, jo­­vens e idosos tentando provocar ecos ou caçar os morcegos, que ficam dependurados nas frestas mais escuras.

Cerca de 48 000 visitantes estiveram na Gruta do Maquiné em 2012. Foi o maior público registrado entre as três grutas mineiras por onde Lund passou - há ainda a Lapinha, em Lagoa Santa, e a do Rei do Mato, em Sete Lagoas. Com a inauguração do museu, a expectativa é que esse número seja ainda maior neste ano. De olho nos turistas da Copa do Mundo, a Secretaria Estadual de Cultura pretende criar e divulgar a Rota Peter Lund, com sete paradas entre Belo Horizonte e Cordisburgo, passando por Lagoa Santa e Sete Lagoas (veja o mapa na pág. ao lado). O ponto final do roteiro seria o Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo. O grande escritor nascido na cidade recheou sua obra com referências sobre a Gruta do Maquiné.

Museu Gruta do MaquinéMG 421, quilômetro 6, Cordisburgo, ☎ 3715-1560. Todos os dias, das 8h às 17h. R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia). Crianças menores de 5 anos não pagam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário