Sonda fotografa cratera na superfície de "Estrela da Morte"
31 de março de 2010 • 12h44 • atualizado às 13h03
- Comentários
- 136
Sonda detectou sutis variações de cores no interior e ao redor do terreno de Herschel, uma cratera gigante em Mimas (lua de Saturno)
Foto: Nasa/Divulgação
A Nasa, agência espacial americana, divulgou nesta quarta-feira uma imagem em alta resolução de Herschel, possivelmente a maior cratera da lua Mimas, conhecida como "Estrela da Morte" de Saturno pela semelhança com a nave da saga 'Star Wars'. A cratera fotografada pela sonda espacial Cassini é uma depressão gigante com 130 km de diâmetro por 9 de profundidade - o que corresponde a um terço do diâmetro de Mimas, que é de 397,2 km.
Um mapa de temperatura com a maior resolução já obtida de Mimas, divulgado nesta terça, também rendeu outra comparação. A imagem lembra o jogo 'Pac-Man', game clássico dos anos 80, prestes a devorar algo pelo caminho.
A Cassini detectou sutis variações de cores no interior e ao redor do terreno da cratera, apesar da origem dessas diferenças ainda não ter sido identificada. Os cientistas acreditam que variações na composição química entre os dois terrenos causam o efeito na superfície. A cor natural de Mimas, visível ao olho humano, é cinza ou amarelada.
A cratera foi fotografada durante um sobrevoo em 13 de fevereiro de 2010, quando a Cassini chegou a uma distância de apenas 10 mil km de Mimas. O satélite assim foi batizado em homenagem ao astrônomo William Herschel, que o descobriu em 18 de junho de 1789.