Big Ben, o relógio mais famoso do mundo, situado na Clock Tower, faz parte do conjunto arquitetônico do Parlamento britânico, em London.
Embora conhecido como Big Ben, esse é o apelido que se refere ao sino que badala a cada hora e cujo nome verdadeiro é The Great Bell.
Além da badalada, esse relógio emite um som - ao qual algumas pessoas dão o nome de “repicar” - emitido a cada 15 minutos, por exemplo, às 2:15, 2:30 e 2:45. O sino é enorme (pesando 13,5 toneladas) e os ponteiros dos quatro mostradores medem 2,7 m e 4,7 m. O relógio trabalha coordenado com o Royal Greenwich Observatory.
Segundo alguns historiadores, seu nome homenageia Sir Benjamin Hall, o primeiro comissário de obras.
O relógio começou a marcar as horas em maio de 1859 após a reconstrução do palácio de Westminster original, destruído por um incêndio em 1834.
Um arquiteto, Charles Barry, e um advogado e relojoeiro, Edmund Becket Denison, foram os encarregados de erguer a torre e construir o relógio, em uma polêmica relação. Mas o arquiteto responsável pelo desenho do relógio do Big Ben foi Augustus Pugin, que já havia feito outros projetos similares. O projeto foi concluído pouco antes de Pugin ficar louco e morrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário