08/12/2010 00h34 - Atualizado em 08/12/2010 01h50
Chuvas levam a Colômbia a declarar estado de emergência
Fortes chuvas já deixaram mais de 200 mortos no país.
Número de pessoas desaparecidas também é alto: 119.
“Tomaremos a decisão de declarar a situação de desastre, e, depois, vamos declarar emergência econômica, social e ecológica a que se refere o artigo 215 da Constituição, inicialmente por 30 dias, que pode se prorrogada apor té 90 dias”, disse o presidente Juan Manuel Santos.
Cão farejador ajuda na procura de vítimas desaparecidas após deslizamento de terra porvocado pela chuva soterrar bairro de povoado no noroeste da Colômbia. (Foto: Albeiro Lopera / Reuters)
“Para enfrentar situações de exceção devemos tomar também medidas de exceção”, acrescentou o presidente colombiano.O estado de emergência é um mecanismo constitucional que permite ao presidente ordenar ações com força de lei para afrontar situações de calamidade pública.
Segundo balanço oficial divulgado nesta terça, as fortes chuvas deixaram 206 mortos, 119 desaparecidos, 246 feridos e cerca de 276.000 casas afetadas.
“Inicialmente trabalharemos a questão humanitária, mas trataremos de continuar salvando vidas e dando albergue e comida para as cerca de 330.000 famílias afetadas”, disse o presidente da Colômbia. “Logo chegaremos à fase de reparação de escolas, vias, redes elétricas e outras obras de infraestrutura”, emendou.
(*) Com informações das agências de notícias Efe e France Presse
Nenhum comentário:
Postar um comentário