segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Agora no Chile de novo, estamos numa época de transição no Planeta são mudanças e adaptações isto não pertence a nos fazemos parte disto, e ainda não estamos no meio e sim no iniciacio desta transição.

02/01/2011 18h37 - Atualizado em 02/01/2011 20h11

Forte terremoto atinge o Chile

Segundo agência dos EUA, magnitude é de 7,1.
Local do tremor fica a 589 km de Santiago.

Do G1, em São Paulo, com agências
Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a região central do Chile neste domingo (2), segundo o USGS, Instituto Geofísico dos Estados Unidos. O tremor, segundo o órgão norte-americano, ocorreu a uma profundidade de 16,9 km, num ponto a 589 km de Santiago. Segundo o serviço sismológico da Universidade do Chile, no entanto, a intensidade foi de 6,5.
De acordo com as primeiras avaliações divulgadas pelo site da CNN do Chile, o terremoto teve duração de 1 minuto e 30 segundos e começou às 17h20 (18h20 no horário de Brasília). A polulação da área atingida é de 800 mil pessoas.
A Televisão Nacional do Chile informou que o tremor não provocou danos evidentes. Também não foram registrados tsunamis nas áreas costeiras do país, segundo o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico.
O site Emol, do Chile, informou que habitantes de Puerto Saavedra, na zona costeira de Araucanía, decidiram ir para as montanhas como uma precaução. O Escritório Nacional de Emergências (Onemi) disse que se trata de um terremoto de intensidade moderada na escala de Mercalli e que foi percebido nas regiões de  O'Higgins e Maule, no centro do país, e Bio-bío, Araucanía, Los Rios e Los Lagos, no sul.
Algumas praias de Bio-bío, lotadas de turistas, foram evacuadas pelas autoridades diante da possibilidade de um tsunami. Desde a madrugada deste domingo uma sequência de tremores de magnitudes entre 3,2 e 4,7 graus sacudiram o litoral de várias regiões do país, incluindo as afetadas pelo último terremoto. Às 18h10 (hora local), houve mais um abalo de 5,3.
Segundo dados fornecidos pelo órgão do governo, nas cidades de Concepción, Laja, San Rosendo, Chigwell, Constitución, Hualqui, San Pedro de la Paz e Talcahuano, o tremor teve uma magnitude de 5 graus. Já em Penco, Linares e Parral foi o grau 4, em Rancagua e Cauquenes de grau 3 e grau 2 em Talca.
Em fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 de magnitude atingiu a região central do Chile, derrubou prédios e deixou pelo menos 802 mortos, 500 feridos (100 deles em estado grave) e 19 desaparecidos, além de 2 milhões de desalojados. Foram identificados 497 dos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário