Projeto de Jaguar elétrico usa atrito como fonte de energia
10 de maio de 2012 • 14h40
• atualizado às 17h11
Conceito XKX prevê células sensíveis a pressão no revestimento da carroceria
Foto: behance.net/Reprodução
Foto: behance.net/Reprodução
A onda de produtos e atitudes sustentáveis há anos chegou ao
mercado automotivo, o que motivou montadoras a pesquisarem e
desenvolverem modelos elétricos e híbridos - com energia renovável e
combustível fóssil. A Jaguar anunciou em 2011 a produção do
superesportivo híbrido C-X75, e mostrou também o conceito híbrido C-X16.
Completamente elétrico ainda não há nada em vista, e esse foi um dos
motivos que levou um grupo de profissionais a criarem um conceito
(independente da marca britânica) 100% movido a energia renovável, o
Jaguar XKX.
O conceito sugere soluções para viabilizar o modelo, endereçando questões que são, hoje, restritivas na produção de veículos elétricos. Carros como Nissan Leaf e o Chevrolet Volt ainda são poucos no mercado porque seu custo de fabricação é alto, o desempenho é menor do que o dos modelos a álcool, gasolina ou diesel, e a falta de estruturas para recarga - bem como o tempo que o "reabastecimento" leva - prejudicam a autonomia dos modelos.
Mas a evolução da tecnologia tem tornado a viabilidade desses veículos maior. No projeto conceitual do Jaguar XKX, publicado no site de compartilhamento Behance, uma das soluções encontradas para garantir que o motorista não fique parado por falta de energia é uma camada de células piezoelétricas (sensíveis a pressão) no revestimento externo do carro. Elas seriam capazes de transformar a força exercida pela resistência do ar contra o veículo em movimento em energia elétrica, recarregada de volta à bateria que impulsiona o motor. Mais concretamente, vale citar um a pesquisa de estudantes do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), que trabalham em um carro elétrico que poderia ser recarregado em 10 minutos.
Em termos de custo de energia para a bateria, uma das evoluções é uma espécie de "mat gigante" que a Qualcomm desenvolve para recarga por indução magnética - sistema semelhante ao usados not mats de recarga de celulares. No conceito XKX, a economia de até 60% no consumo de energia enquanto roda - graças ao sistema regenerativo das células piezoelétricas - também contribuiria para esta questão.
Confira mais detalhes sobre o projeto conceitual do elétrico Jaguar XKX na galeria na aba desta matéria ou aqui, se estiver acessando de um dispositivo móvel
Um grupo de profissionais no site de compartilhamento Behance
imaginou o Jaguar XKX. O conceito de roadster elétrico busca "reviver as
linhas gloriosas do design da marca, combinadas a soluções novas"
O conceito sugere soluções para viabilizar o modelo, endereçando questões que são, hoje, restritivas na produção de veículos elétricos. Carros como Nissan Leaf e o Chevrolet Volt ainda são poucos no mercado porque seu custo de fabricação é alto, o desempenho é menor do que o dos modelos a álcool, gasolina ou diesel, e a falta de estruturas para recarga - bem como o tempo que o "reabastecimento" leva - prejudicam a autonomia dos modelos.
Mas a evolução da tecnologia tem tornado a viabilidade desses veículos maior. No projeto conceitual do Jaguar XKX, publicado no site de compartilhamento Behance, uma das soluções encontradas para garantir que o motorista não fique parado por falta de energia é uma camada de células piezoelétricas (sensíveis a pressão) no revestimento externo do carro. Elas seriam capazes de transformar a força exercida pela resistência do ar contra o veículo em movimento em energia elétrica, recarregada de volta à bateria que impulsiona o motor. Mais concretamente, vale citar um a pesquisa de estudantes do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), que trabalham em um carro elétrico que poderia ser recarregado em 10 minutos.
Em termos de custo de energia para a bateria, uma das evoluções é uma espécie de "mat gigante" que a Qualcomm desenvolve para recarga por indução magnética - sistema semelhante ao usados not mats de recarga de celulares. No conceito XKX, a economia de até 60% no consumo de energia enquanto roda - graças ao sistema regenerativo das células piezoelétricas - também contribuiria para esta questão.
Confira mais detalhes sobre o projeto conceitual do elétrico Jaguar XKX na galeria na aba desta matéria ou aqui, se estiver acessando de um dispositivo móvel
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