quinta-feira, 10 de maio de 2012

Agora chegaram lonhe de mais, em um carro só vai ser o bicho.....

Projeto de Jaguar elétrico usa atrito como fonte de energia
10 de maio de 2012 14h40 atualizado às 17h11

Conceito XKX prevê células sensíveis a pressão no revestimento da carroceria. Foto: behance.net/Reprodução Conceito XKX prevê células sensíveis a pressão no revestimento da carroceria
Foto: behance.net/Reprodução

A onda de produtos e atitudes sustentáveis há anos chegou ao mercado automotivo, o que motivou montadoras a pesquisarem e desenvolverem modelos elétricos e híbridos - com energia renovável e combustível fóssil. A Jaguar anunciou em 2011 a produção do superesportivo híbrido C-X75, e mostrou também o conceito híbrido C-X16. Completamente elétrico ainda não há nada em vista, e esse foi um dos motivos que levou um grupo de profissionais a criarem um conceito (independente da marca britânica) 100% movido a energia renovável, o Jaguar XKX.
O conceito sugere soluções para viabilizar o modelo, endereçando questões que são, hoje, restritivas na produção de veículos elétricos. Carros como Nissan Leaf e o Chevrolet Volt ainda são poucos no mercado porque seu custo de fabricação é alto, o desempenho é menor do que o dos modelos a álcool, gasolina ou diesel, e a falta de estruturas para recarga - bem como o tempo que o "reabastecimento" leva - prejudicam a autonomia dos modelos.
Mas a evolução da tecnologia tem tornado a viabilidade desses veículos maior. No projeto conceitual do Jaguar XKX, publicado no site de compartilhamento Behance, uma das soluções encontradas para garantir que o motorista não fique parado por falta de energia é uma camada de células piezoelétricas (sensíveis a pressão) no revestimento externo do carro. Elas seriam capazes de transformar a força exercida pela resistência do ar contra o veículo em movimento em energia elétrica, recarregada de volta à bateria que impulsiona o motor. Mais concretamente, vale citar um a pesquisa de estudantes do Instituto de Tecnologia Massachusetts (MIT), que trabalham em um carro elétrico que poderia ser recarregado em 10 minutos.
Em termos de custo de energia para a bateria, uma das evoluções é uma espécie de "mat gigante" que a Qualcomm desenvolve para recarga por indução magnética - sistema semelhante ao usados not mats de recarga de celulares. No conceito XKX, a economia de até 60% no consumo de energia enquanto roda - graças ao sistema regenerativo das células piezoelétricas - também contribuiria para esta questão.
Confira mais detalhes sobre o projeto conceitual do elétrico Jaguar XKX na galeria na aba desta matéria ou aqui, se estiver acessando de um dispositivo móvel
Um grupo de profissionais no site de compartilhamento Behance imaginou o Jaguar XKX. O conceito de roadster elétrico busca reviver as linhas gloriosas do design da marca, combinadas a soluções novas  Foto: behance.net/Reprodução
Um grupo de profissionais no site de compartilhamento Behance imaginou o Jaguar XKX. O conceito de roadster elétrico busca "reviver as linhas gloriosas do design da marca, combinadas a soluções novas"

Um dos elementos de design trabalhados no conceito é a mistura de linhas infinitas com características que remetem ao movimento do jaguar, animal que identifica a marca  Foto: behance.net/Reprodução
Um dos elementos de design trabalhados no conceito é a mistura de linhas "infinitas" com características que remetem ao movimento do jaguar, animal que identifica a marca
O conceito é uma produto dos profissionais, que não têm relação com a Jaguar   Foto: behance.net/Reprodução
O conceito é uma produto dos profissionais, que não têm relação com a Jaguar 

O defletor lateral de entrada de ar na frente é mais largo do que os tradicionais, para que o ar flua atrás das rodas fronteias, de modo a sair do caminho e diminuir o atrito, resultando em menos consumo de energia  Foto: behance.net/Reprodução
O defletor lateral de entrada de ar na frente é mais largo do que os tradicionais, para que o ar flua atrás das rodas fronteias, de modo a "sair do caminho" e diminuir o atrito, resultando em menos consumo de energia

A aerodinâmica do desenho se inspira nos elementos elétricos do sistema de propulsão  Foto: behance.net/Reprodução
A aerodinâmica do desenho se inspira nos elementos elétricos do sistema de propulsão

O desenho do conceito buscou fugir do peso associado com os carros robustos de hoje, o que inclui alguns modelos da própria Jaguar, segundo os criadores  Foto: behance.net/Reprodução
O desenho do conceito buscou fugir do "peso associado com os carros robustos de hoje, o que inclui alguns modelos da própria Jaguar", segundo os criadores

O XKX elétrico teria um sistema de energia regenerativo capaz de reutilizar quase 60% da energia gasta em uma rodovia padrão com o atrito com o ar. Graças ao revestimento por uma fina camada de material sensível a pressão, a força do ar contra o veículo em movimento seria usada para geração de energia  Foto: behance.net/Reprodução
O XKX elétrico teria um sistema de energia regenerativo capaz de reutilizar quase 60% da energia gasta em uma rodovia padrão com o atrito com o ar. Graças ao revestimento por uma fina camada de material sensível a pressão, a força do ar contra o veículo em movimento seria usada para geração de energia

Como os modelos da era de ouro (da Jaguar), queríamos recriar o perfil elegante e fino, mas ainda assim mostrar a potência extra e as melhorias tecnológicas do modelo, explicam os criadores do conceito  Foto: behance.net/Reprodução
"Como os modelos da era de ouro (da Jaguar), queríamos recriar o perfil elegante e fino, mas ainda assim mostrar a potência extra e as melhorias tecnológicas do modelo", explicam os criadores do conceito

A aerodinâmica do desenho se inspira nos elementos elétricos do sistema de propulsão  Foto: behance.net/Reprodução
A aerodinâmica do desenho se inspira nos elementos elétricos do sistema de propulsão

A descrição do conceito Jaguar XKX afirma que a lateral do veículo busca lembrar um jaguar correndo, como no logo da companhia, enquanto os elementos frontais gerariam adrenalina ao lembrar a expressão agressiva de um felino em posição de ataque da presa  Foto: behance.net/Reprodução
A descrição do conceito Jaguar XKX afirma que a lateral do veículo busca lembrar um jaguar correndo, como no logo da companhia, enquanto os elementos frontais gerariam adrenalina ao lembrar a expressão agressiva de um felino em posição de ataque da presa

A composição de design divide o volume em duas partes, uma flutuando sobre a outra, de modo a transmitir a impressão de ser um véu, segundo os criadores  Foto: behance.net/Reprodução
A composição de design divide o volume em duas partes, uma "flutuando" sobre a outra, de modo a transmitir a impressão de ser um véu, segundo os criadores

A camada de baixo indicaria a potência e a adrenalina do carro de que o carro é capaz, traduzidas nas aberturas de ar largas na frente e na traseira  Foto: behance.net/Reprodução
A camada de baixo indicaria a potência e a adrenalina do carro de que o carro é capaz, traduzidas nas aberturas de ar largas na frente e na traseira

O Jaguar XKX teria espelhos retrovisores laterais retráteis, compostos em estruturas com apenas 1 cm de espessura, que se abririam quando o carro estivesse em movimento e ficariam fechados quando estivesse parado  Foto: behance.net/Reprodução
O Jaguar XKX teria espelhos retrovisores laterais retráteis, compostos em estruturas com apenas 1 cm de espessura, que se abririam quando o carro estivesse em movimento e ficariam fechados quando estivesse parado

Para chegar ao conceito, criadores estudaram os modelos gloriosos da Jaguar, em busca dos traços de DNA distintivos da marca ao longo dos anos  Foto: behance.net/Reprodução
Para chegar ao conceito, criadores estudaram os "modelos gloriosos" da Jaguar, em busca "dos traços de DNA distintivos da marca ao longo dos anos"

Os traços característicos da marca foram combinados às tendências e padrões atuais de design, com atenção especial às novas tecnologias e técnicas inovadoras de modelagem da lataria  Foto: behance.net/Reprodução
Os traços característicos da marca foram combinados às tendências e padrões atuais de design, com atenção especial às novas tecnologias e técnicas inovadoras de modelagem da lataria

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