quinta-feira, 10 de maio de 2012

Agora foi dada a partida para os Jogos olímpico, estamos entrando na reta final para a abertura, pois a tocha começou a ser conduzida.

ISTOÉ Online |  10.Mai.12 - 11:25 |  Atualizado em 10.Mai.12 - 15:40

Tocha olímpica é acesa em evento histórico na Grécia

Chama viajará uma semana pelo território grego até ser entregue à delegação britânica no antigo estádio olímpico de Atenas

Do Portal Terra

000_ARP3168809.jpg
A chama dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, que começam no dia 27 de julho, foi acesa nesta quinta-feira (10) em Olímpia, na Grécia, segundo a tradição da antiga sede dos primeiros Jogos da história, antes de cruzar o país e viajar ao Reino Unido. A Grande Sacerdotisa Ino Menegaki foi a encarregada de acender a tocha, com a ação dos raios do sol em um espelho côncavo, seguindo a tradição grega.
A cerimônia ocorreu diante da presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o belga Jacques Rogge, e do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (Locog, em inglês), Sebastian Coe, entre outras muitas personalidades tanto britânicas quanto gregas e também de distintas federações esportivas.
A tocha olímpica iniciará a partir de agora uma viagem de uma semana ao longo da Grécia, visitando cinco grandes sítios arqueológicos, incluindo a Acrópole, em Atenas, para chegar no dia 17 de maio ao antigo Estádio Olímpico de Atenas, sede dos Jogos modernos de 1896, onde será entregue à delegação britânica.
Uma vez acesa a chama olímpica, a honra de ser seu primeiro portador recaiu sobre o campeão olímpico de natação Spyros Yanniotis, que, por sua vez, a entregará ao boxeador britânico Alexander Loukos, de 19 anos e filho de um imigrante grego.
No total, a tocha olímpica passará, ao longo de um percurso de quase 3 mil quilômetros pela Grécia, pelas mãos de 490 portadores, até sua chegada ao antigo estádio Panatenaico de Atenas, prevista para o dia 17 de maio.
O revezamento britânico começará no dia 19 de maio, com um percurso de 12.875 quilômetros que durará 70 dias, até sua chegada à cerimônia inaugural da competição olímpica em Londres, no dia 27 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário