quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Olha o Katia aí

Clima

Tempestade tropical 'Katia' se transforma em um furacão

Formado no Atlântico, fenômeno não representa risco para zonas terrestres

Imagem de satélite da Nasa mostra formação da tempestade tropical Katia no Oceano Atlântico: fenômeno se transformou em furacão nesta quarta Imagem de satélite da Nasa mostra formação da tempestade tropical Katia no Oceano Atlântico: fenômeno se transformou em furacão nesta quarta (Divulgação/Nasa/Reuters)
A tempestade tropical 'Katia' se tornou nesta quarta-feira o segundo furacão da temporada de ciclones do Atlântico, após aumentar seus ventos máximos a 120 km/h.

'Katia' é considerado agora um ciclone de categoria 1, a intensidade mínima na escala de Saffir-Simpson, que vai até 5, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC)."Estima-se um fortalecimento adicional durante as próximas 48 horas e 'Katia' pode se transformar em furacão de categoria maior no fim de semana", indicou o Centro.
O fenômeno se desloca em direção oeste-noroeste a 32 km/h e deve continuar este movimento durante as próximas 48 horas.

O NHC informou que por enquanto o ciclone não representa perigo para zonas terrestres. Em suas previsões de computador, a instituição mostra 'Katia' como furacão de categoria maior (3, 4 ou 5) no próximo sábado.

Ao longo da temporada no Atlântico, que começou no dia 1º de junho e termina em 30 de novembro, foram formadas 11 tempestades tropicais e dois furacões. No início de agosto, a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) atualizou suas previsões e estimou que entre 14 e 19 tempestades se formarão, dentre as quais entre sete e dez podem virar furacões. Desses, entre três e cinco podem ser de grande intensidade, com ventos superiores a 178 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário