sábado, 10 de maio de 2014

É lamentavam mais parece que estamos voltando ao início, e espero que ele não entrem aqui, mais será inevitável mesmo, pois aqui a fiscalização é muito precária e há subornação vão ver.

Volta do Ebola na África aumenta vigilância nos aeroportos para Copa

Leandro Mazzini
Agência Nacional de Vigilância Sanitária redobrou a atenção e informa estar preparada em todos os aeroportos. Vinte anos depois, justamente durante uma Copa do Mundo, o vírus Ebola volta a assustar o mundo, em especial a África Ocidental, onde teve origem.
A ONG Médicos Sem Fronteiras enviou mais 60 profissionais para a região. O vírus já matou 135 vítimas nos últimos meses na Guiné e Libéria. Há uma preocupação de entrada do vírus no Brasil com a chega das seleções e de turistas vindos do Continente.
As seleções da África classificadas para a Copa são Camarões, Nigéria, Gana,Costa do Marfim e Argélia – os três primeiros da região ocidental e vizinhos da Guiné e Libéria.
Até abril, a Guiné registrou 197 casos suspeitos e 122 mortes – outras 27 casos na Libéria, com 13 mortes. A PF e a Anvisa estarão atentos na imigração dos aeroportos.
Enquanto a vigilância aumenta nos aeroportos, uma preocupação já ronda as autoridades de saúde e policiais em São Paulo. Fontes indicam que há suspeita de dois casos de Ebola em estrangeiros que migraram do Acre para o Sudeste. Procurada, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde de SP nega casos registrados do vírus, mas não comenta sobre as suspeitas.
O Acre tornou-se entrada de estrangeiros ilegais, não somente de haitianos – a maioria – mas também senegaleses e angolanos, que podem chegar ao Brasil infectados com o vírus.
Em nota enviada, a Anvisa “reafirma que as Coordenações de Portos e Aeroportos nos Estados estão atentas e capacitadas para qualquer determinação de controle''. A agência também informa que “os planos de contingencia estão prontos para serem acionados para qualquer evento de saúde publica. A Agência já tem o trabalho de rotina e vai acompanhar todos os desembarques internacionais durante a Copa''.
O Ebola foi descoberto em pesquisas de laboratórios em 1976. É um vírus que causa uma febre hemorrágica forte e rápida, e que mata até 85% das vítimas afetadas.
Siga a coluna no Twitter e no Facebook  
__________________
INFERNO ASTRAL
A despeito de o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa, ter negado direito a José Dirceu de trabalhar como advogado, no regime semiaberto, o ex-ministro corre o risco de ficar sem emprego garantido também. É que a OAB-SP analisa processo de cassação do seu registro, por ser condenado e apenado – o que é contra a conduta da Ordem.
PETROBRAS = CACHOEIRA 2.0
Qualquer tipo de CPI da Petrobras tem tudo para se tornar uma versão 2.0 da CPI do Cacheira: muito barulho para nenhum resultado. É tamanha a vontade de base e oposição de descobrirem os malfeitos de cada partido em ingerência na estatal.. que nada vai andar.
REQUIÃO X JORNALISTAS
O senador Roberto Requião (PMDB-PR) ganhou em 1ª instância ação contra o jornalista Ricardo Boechat, que em seu programa de rádio chamou de ‘roubo’ o político receber aposentadoria como ex-governador. A motivação do comentário veio na esteira do episódio, há dois anos, no qual Requião arrancara do repórter Victor Boyadjian (BandNews), dentro do Senado, o seu gravador – o ameaçou bater e apagou todas as gravações. Requião é reincidente com gravadores & jornalistas. Quando governador do Paraná, em abril de 2004, ele tirou um aparelho das mãos de um repórter em Londrina e torceu seu dedo (aqui) . A gestão de oito anos de Requião no governo do Paraná foi abalada pelas operações Dallas e Águas Turvas, sobre esquemas no porto de Paranaguá e fortes indícios de envolvimento de seu irmão. (Lembre aqui aqui)
AÉCIO E O QUINTETO
Aécio Neves começou a passar o chapéu entre o grande empresariado, ciente da corrida contra o tempo, com a ajuda dos ex-ministros da equipe econômica de FHC, com bom trânsito entre fundos e empresários. Aécio quer evitar o erro de José Serra em 2010: o presidenciável fora procurado por representantes de cinco grandes setores dispostos a ouvir propostas e investir no PSDB, mas Serra recuou, e demorou a se decidir. O quinteto investiu na campanha de Dilma.
ÍNDIO QUER MANDATO 
Uma proposta de Emenda Constitucional que avança pode fazer jus à passagem do pioneiro Mario Juruna pelo Congresso, o primeiro índio a ocupar um assento no Parlamento. A PEC 320/13, do deputado Nilmário Miranda (PT-MG), prevê a criação de vagas especiais de deputado federal para as comunidades e etnias indígenas.
TIGRES ASIÁTICOS
Vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC) procura sarna para se coçar com o governo. Organiza delegação de senadores para visitar Taiwan ainda neste mês. O país não é reconhecido pela China – que tem ótimas relações com o Brasil. Quando decidiu visitar Dalai Lama no Tibet por conta própria ano passado, o deputado federal Walter Feldman (PSB-SP) sofreu pressão da embaixada da China e visitas no gabinete na tentativa de dissuadi-lo. Mas foi e conheceu o ídolo.
_____________________
Sugestões, pautas, denúncias: envie e-mail para pauta@colunaesplanada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário