24/06/2011 - 20:47
Doença
Campinas investiga dois casos suspeitos de 'E.Coli'
Ambos os pacientes apresentaram os primeiros sintomas três dias depois de voltar da Europa, em 11 de junho
Para evitar a contaminação
Conheça cinco recomendações básicas para consumo e preparo dos alimentos- • Consumir apenas água potável e alimentos bem lavados
- • Manter a limpeza durante o preparo dos alimentos
- • Separar alimentos crus de cozidos (durante o preparo)
- • Cozinhar completamente os alimentos (acima de 70ºC)
- • Manter os alimentos em temperaturas seguras
A doença causa cólicas abdominais e diarreia, muitas vezes com sangue. A transmissão ocorre pelo consumo de alimentos contaminados crus ou mal cozidos. Outra possibilidade é o contágio por via fecal-oral (quando alguém ingere água ou alimentos poluídos por micropartículas de fezes de pessoas infectadas ou quando uma pessoa leva à boca objetos contaminados)
Para evitar o contágio, é fundamental manter hábitos de higiene, como lavar as mãos antes das refeições, depois de usar o banheiro e após contato com animais e antes de preparar os alimentos. As pessoas com sintomas depois de uma viagem internacional devem procurar assistência médica.
O Ministério da Saúde recomenda que pessoas em viagem internacional, principalmente aos países da Europa e aos Estados Unidos, não comam alimentos crus, sobretudo vegetais e produtos de origem animal. Não há nenhuma recomendação de restrição de viagem e é importante seguir as orientações das autoridades de saúde do país visitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário