segunda-feira, 23 de julho de 2012

É uma Boa ideia mais para circular em cidades seria um problemão....????

23/07/2012 08h16 - Atualizado em 23/07/2012 08h16

Inventores criam carro que se move com o vento

Filipe Garrett Para o TechTudo
Uma equipe de inventores, capitaneada por Rick Cavallaro, resolveu criar um carro que viaja com a força do vento, batizado de DDWFTTW (iniciais para a frase, em inglês, “contra o vento mais rápido que o vento”). O resultado é um protótipo muito esguio e com uma enorme hélice acoplada na carroceria. O carro já provou ser capaz de viajar mais rápido que o vento mesmo indo contra ele. O projeto conta com o patrocínio do Google e com a colaboração da San Jose State University e seu departamento de aerodinâmica.
Extremamente leve e com uma enorme hélice propulsora, o carro desafia a lógica (Foto: Divulgação)Extremamente leve e com uma enorme hélice propulsora, o carro desafia a lógica (Foto: Divulgação)
O feito, que pode soar um contrassenso físico, foi obtido em um aeroporto e o carro foi capaz de viajar a uma velocidade 2,86 vezes superior ao vento que estava enfrentando. Rick Cavallaro, engenheiro aerodinâmico, explica de maneira bem simples o princípio físico por trás da marca: “quando você anda de bicicleta contra o vento, por exemplo, você não sente esse efeito a partir do momento que iguala a velocidade do vento, mas em sentido contrário”.
O carro funciona usando um ciclo que começa com as rodas. O movimento de cada uma delas é que gira a hélice. E o giro da hélice cria o empuxo que move o carro que, por consequência, alimenta o movimento das rodas. É quase uma máquina de movimento contínuo, não fosse pela necessidade de vento. Sem vento e ar para gerar empuxo, o carro de Cavallaro não sai do lugar. Segundo o engenheiro, criar uma transmissão capaz de converter o movimento das rodas em movimento das hélices foi um trabalho dificílimo, de mais de um ano.
Para andar contra o vento, usando a corrente de ar, de forma mais rápida que ela, o carro precisa apenas de um empurrão. A partir do momento que iguala a velocidade do vento contra o qual sopra, o carro pode desenvolver mais velocidade. É o mesmo princípio por trás dos barcos à vela, que mesmo contra o vento, conseguem desenvolver velocidade.
O mais interessante na história é a forma como a ideia nasceu. Cavallaro contou ao blog Autopia da revista Wired que defendia a ideia de ser possível se mover contra o vento, usando sua força e, ainda assim, ser mais rápido. “Eu esperava que as pessoas dissessem: ‘isso é legal’, mas elas disseram ‘você é um idiota’. Isso me motivou a construir o carro”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário