quarta-feira, 25 de julho de 2012

E você já mergulhou????

Já mergulhou em um buraco azul?

Cavernas verticais atraem mergulhadores

24/07/2012 | POR REDAÇÃO


  (Foto: reprodução / www.americapictures.net)
Não é preciso ser astrônomo nem grande conhecedor de física para já ter ouvido falar em buraco negro, aquelas regiões do espaço sideral que atraem - e engolem - qualquer objeto que chegue perto delas. Pois bem, na superfície da Terra existe um outro tipo de buraco desconhecido para a maioria das pessoas, mas que atrai qualquer tipo de corpo que dele se aproxime, em especial os mergulhadores profissionais: os buracos azuis.
Também conhecidas como cavernas verticais, essas falhas geológicas inexistem no litoral brasileiro, mas estão presentes mundo afora, em diferentes pontos dos oceanos. Por conta de suas qualidades térmicas e condições de segurança, elas atraem grande diversidade de vida marinha, e, por conseqüência, de quem pratica mergulho, amador ou profissional.
Leia também: Cabine telefônica vira aquário na Europa
Curta nossa página no Facebook
  (Foto: reprodução / http://upload.wikimedia.org)
A cor exótica vem da baixa temperatura da água, mas, ao contrário dos buracos negros, os azuis têm profundidade conhecida. O Grande Buraco Azul, em Belize (no Caribe), é o mais famoso deles, e se estende por 123 metros no sentido vertical. Tanta fama se deve à forma perfeitamente redonda de sua entrada, com cerca de 305 metros de diâmetro, e às estalactites e estalagmites, algumas delas formadas na Era do Gelo, que se distribuem por toda sua extensão.
Já o Buraco Azul de Dahab, no Egito, só caiu nas graças dos mergulhadores há menos de 25 anos. Situado na zona costeira da península do Sinai, e com 130 metros de prfundidade, ele é considerado o mais perigoso dos locais de mergulho, por conta de seus nichos, que são fáceis de se entrar, mas difíceis de se sair. Outro buraco azul conhecido por seus arriscados túneis é o Dean’s Blue Hole, nas Bahamas, que surge 200 metros para baixo, e é um dos principais centros para competições de mergulho.
Existem ainda mais dois buracos azuis muito famosos, no Mar Mediterrâneo. O primeiro deles está na ilha de Gozo, em Malta, e reúne enorme variedade de peixes e corais, sendo ideal para mergulho contemplativo. O segundo é a Modra Spilja, na ilha croata de Korcula. A tradução para seu nome é Caverna Azul, que vem bem a calhar: sua entrada é tão pequena, que mal pode ser vista da superfície.
Giro Casa Vogue por Valéria Gontijo: as boas lojas de decoração de Brasília
  (Foto: reprodução / http://1.bp.blogspot.com)

  (Foto: reprodução / http://de.academic.ru)

  (Foto: reprodução / http://img.bnqt.com)

  (Foto: reprodução / http://alonrivkind.co.il)

Nenhum comentário:

Postar um comentário