domingo, 20 de março de 2011

Aconteceu mais por aqui não deu para ver este fenomeno.

Curiosos acompanham fenômeno da "super lua" em praias de SC
19 de março de 2011 22h27 atualizado às 22h32

Comentários
49
O fenômeno raro, chamado de lua perigeu, acontece a cada 18 anos . Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra O fenômeno raro, chamado de "lua perigeu", acontece a cada 18 anos
Foto: Fabrício Escandiuzzi/Especial para Terra

Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis
A "super lua" registrada na noite deste sábado levou muita gente às praias de Florianópolis. O fenômeno raro, chamado de "lua perigeu", acontece a cada 18 anos e atraiu a curiosidade de dezenas de pessoas. Neste sábado, a lua se encontra em seu perigeu, que é o ponto de sua órbita mais próximo da Terra: 356.577 km de distância. Pelo fato da lua estar cheia, o efeito da aproximação acabou ampliado.
Desde 1993 o fenômeno não era observado e, quem acompanhou nas praias, pôde ver uma lua cerca de 30% mais brilhante do do que o normal. Na praia do Campeche, na região sul da cidade, muita gente aguardava a aparição da lua desde as 18h. A presença da "super lua" movimentou a praia mesmo durante à noite. Muitos curiosos levaram cadeiras de praia e cangas para garantir um bom lugar e acompanhar o espetáculo, que só deve se repetir ano de 2029.
"Já é lindo ver a lua cheia nascer em dias normais. Hoje ela parece maior e mais amarela", disse a professora Carla Santana, 34 anos. "Ainda bem que o tempo colaborou e as nuvens não esconderam essa maravilha da gente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário