quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Que isto sirva de alerta pois as coisas deste geito não se pode esquecer, se tiver outro nos aqui poderemos sentir mis forte ou não ????

Chile corre risco de sofrer outro grande terremoto, prevê estudo

Pesquisa analisa falha ao sul de Santiago e não descarta possibilidade de um novo tremor após o desastre de 2010

por Redação Galileu
Estudo publicado na revista Nature Geoscience apontou o risco de outro grande terremoto ocorrer no Chile, após o abalo de magnitude 8,8 na escala Richter que atingiu o país em fevereiro de 2010, matando mais de 500 pessoas.

Os geólogos do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália analisaram uma falha ao sul da capital Santiago. Desde 1835, essa falha originou seis tremores de terra. O pior deles, de 9,5 graus na escala, ocorreu na cidade de Valdívia em 1960. Segundo o estudo, o tremor do ano passado não aliviou todas as tensões telúricas (corrente elétrica que se move no subsolo ou mar) acumuladas ao longo dessa falha, como previam os cientistas.
Editora Globo
O povoado chinelo Dichato em março de 2010, após terremoto e tsunami que mataram mais 500 pessoas no país // Crédito: Joe Raedle/Getty Images
>> Por que o Chile é tão comprido e fino?
>> Aplicativos de iPhone dão informações sobre terremoto

Em alguns lugares da região central do Chile, o risco pode ser ainda maior do que era antes do terremoto passado. Mas é impossível prever exatamente quando um novo tremor poderá acontecer, segundo o geólogo Stefano Lorito, principal autor da pesquisa, informa ao site  Discovery News.

O estudo analisou dados de tsunamis, satélites e outras fontes para avaliar os riscos em uma área chamada "Fenda de Darwin", na costa ao redor da cidade de Concepción. Os pesquisadores descobriram que uma placa continental sob o Oceano Pacífico desliza pela América do Sul cerca de 6,8 centímetros ao ano. A movimentação criou uma falha de quase 12 metros desde 1835.

Quando a pressão aumenta muito, as placas se chocam e causam um terremoto.
Algumas áreas mais profundas, ao norte de Concepción, deslizaram quase vinte metros com o abalo do ano passado, mas a região da “Fenda de Darwin” mal se moveu.
>> Siga Galileu no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário