segunda-feira, 18 de julho de 2011

E ainda se cobra muito caro pela internet, é um absurdo mesmo.

Mapa mostra todos os cabos submarinos utilizados pela internet
18 de julho de 2011 12h08

Comentários
142
O projeto, que levou vários meses até ser concluído, pode ser visto de maneira gratuita por qualquer usuário. Foto: TecMundo/Reprodução O projeto, que levou vários meses até ser concluído, pode ser visto de maneira gratuita por qualquer usuário
Foto: TecMundo/Reprodução

Felipe Gugelmin
O programador Greg Mahlknecht desenvolveu um mapa gratuito que mostra praticamente todos os cabos de telecomunicações submarinos usados como base para o transporte de informações através da internet. O projeto, que levou vários meses até ser concluído, pode ser visto de maneira gratuita por qualquer usuário.
Mahlknecht espera contar com a ajuda de usuários para eventuais correções e como forma de obter informações adicionais para os mapas. A esperança é que o projeto chegue ao ponto de se tornar mais completo que aquele disponibilizado pela Telegeography, que cobra US$ 250 de todos aqueles que desejam obter o mapa completo dos cabos submarinos que percorrem a Terra.
O novo mapa mostra com bastantes detalhes a grande quantidade de cabos que em breve devem trazer uma maior oferta de internet para o continente africano. Quanto maior a espessura do traçado feito, mais informações são transmitidas pela conexão representada.
Dados totalmente gratuitos O ponto de partida do projeto foram informações sobre cabos submarinos disponibilizadas na Wikipedia. A partir disso, Mahlknecht começou a acessar os sites das companhias responsáveis e a realizar buscas no Google para conferir as informações disponíveis e complementar os dados obtidos.
Todos os dados disponíveis no mapa estão disponíveis sob a General Public Licence (GPL), mesma licença usada por diversos governos e softwares opensource. Por enquanto, os dados só podem ser acessados através do site, situação que Mahlknecht espera corrigir em breve. Segundo ele, assim que os bugs do endereço forem corrigidos, o mapa será disponibilizado para download de forma totalmente gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário