29/07/2011 - 14h17
Além disso, o órgão incluiu no novo relatório outros fatos estabelecidos para a tragédia, que se somaram às constatações do último relatório, divulgado em 27 de maio. A análise final do acidente ainda será publicada em um relatório final.
Dados da investigação mostraram que outro fator fundamental que levou à queda do Airbus A330 foi o congelamento do tubos pitot (sensores de velocidade), que pararam de funcionar. Sem as informações de velocidade, outros dados do sistema da aeronave ficaram inválidos e a operação ficou comprometida.
29/07/2011 - 20h03
Relatório do 447 aponta erro de piloto; leia íntegra
Igor Gielow: Relatório é severo com tripulação
Após relatório, Air France defende pilotos do voo 447
Associação de parentes das vítimas repudia relatório
Veja em flash como foi a queda do voo 447
Erro de pilotos do voo 447 pode elevar indenização
Saiba como foram os últimos minutos do voo 447
Leia cobertura completa sobre o voo 447
A transcrição das caixas-pretas mostra que a tripulação do Airbus A330 mal teve tempo de entender o que estava acontecendo.
Quando soou o primeiro alarme de estol --situação de perda de sustentação aerodinâmica--, o comandante do voo, Marc Dubois, 58, estava fora da cabine. Os copilotos Pierre-Cedric Bonin, 32 e David Robert, 37, tentaram, em vão, controlar o Airbus, que caiu no oceano a uma velocidade final de 200 km/h.
O novo relatório reafirmou o que o BEA já havia indicado em sua primeira análise: os tubos Pitot, que medem a velocidade do avião, foram obstruídos por cristais de gelo, o que deixou a tripulação sem saber a que velocidade cruzava os céus.
Sem essa informação, o sistema do avião não conseguiu calcular o ângulo de ataque --fundamental para determinar se o avião sobe ou desce.
Na conversa gravada na caixa-preta, os pilotos discutem por não saberem com precisão se o avião subia ou caía. O relatório apontou, também, que os pilotos não adotaram os procedimentos previstos para a situação de "IAS (velocidade) questionável".
Segundo o BEA, eles não haviam recebido treinamento sobre pilotagem manual nem para o procedimento "IAS questionável" em altas altitudes.
Quase chegando ao nível do oceano, quando a aeronave já despencava, os pilotos ainda discutiam se seus comandos estavam levando a aeronave para cima ou para baixo.
VEJA A ÍNTEGRA DA CONVERSA NA CABINE:
Relatório diz que houve erros dos pilotos no voo 447; veja flash
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ANDRÉ MONTEIRO
BRUNO GALLO
DE SÃO PAULO
O relatório divulgado nesta sexta-feira pelo BEA, órgão do governo francês que investiga o acidente com o voo 447 da Air France, aponta uma sequência de erros dos pilotos como uma das causas que levaram à queda do avião. O voo fazia o trajeto Rio-Paris e caiu no Atlântico em 2009, matando 228 pessoas. BRUNO GALLO
DE SÃO PAULO
Além disso, o órgão incluiu no novo relatório outros fatos estabelecidos para a tragédia, que se somaram às constatações do último relatório, divulgado em 27 de maio. A análise final do acidente ainda será publicada em um relatório final.
Dados da investigação mostraram que outro fator fundamental que levou à queda do Airbus A330 foi o congelamento do tubos pitot (sensores de velocidade), que pararam de funcionar. Sem as informações de velocidade, outros dados do sistema da aeronave ficaram inválidos e a operação ficou comprometida.
29/07/2011 - 20h03
Caixa-preta revela tensão de pilotos no voo 447; veja íntegra
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ANDRÉ MONTEIRO
PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO
O relatório divulgado nesta sexta-feira (29) pelo BEA, órgão do governo francês que investiga o acidente com o voo 447 da Air France, revelou pela primeira vez a tensão na cabine do avião nos últimos minutos da tragédia. O voo Rio-Paris caiu no Atlântico na noite de 31 de maio de 2009, matando os 228 ocupantes. PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO
Relatório do 447 aponta erro de piloto; leia íntegra
Igor Gielow: Relatório é severo com tripulação
Após relatório, Air France defende pilotos do voo 447
Associação de parentes das vítimas repudia relatório
Veja em flash como foi a queda do voo 447
Erro de pilotos do voo 447 pode elevar indenização
Saiba como foram os últimos minutos do voo 447
Leia cobertura completa sobre o voo 447
A transcrição das caixas-pretas mostra que a tripulação do Airbus A330 mal teve tempo de entender o que estava acontecendo.
Quando soou o primeiro alarme de estol --situação de perda de sustentação aerodinâmica--, o comandante do voo, Marc Dubois, 58, estava fora da cabine. Os copilotos Pierre-Cedric Bonin, 32 e David Robert, 37, tentaram, em vão, controlar o Airbus, que caiu no oceano a uma velocidade final de 200 km/h.
O novo relatório reafirmou o que o BEA já havia indicado em sua primeira análise: os tubos Pitot, que medem a velocidade do avião, foram obstruídos por cristais de gelo, o que deixou a tripulação sem saber a que velocidade cruzava os céus.
Sem essa informação, o sistema do avião não conseguiu calcular o ângulo de ataque --fundamental para determinar se o avião sobe ou desce.
Na conversa gravada na caixa-preta, os pilotos discutem por não saberem com precisão se o avião subia ou caía. O relatório apontou, também, que os pilotos não adotaram os procedimentos previstos para a situação de "IAS (velocidade) questionável".
Segundo o BEA, eles não haviam recebido treinamento sobre pilotagem manual nem para o procedimento "IAS questionável" em altas altitudes.
Quase chegando ao nível do oceano, quando a aeronave já despencava, os pilotos ainda discutiam se seus comandos estavam levando a aeronave para cima ou para baixo.
VEJA A ÍNTEGRA DA CONVERSA NA CABINE:
Horário* | |
---|---|
23h 10min 51 | Alarme de estol (54 segundos) |
23h 10 min 56 | Bonin: TO/GA |
23h 11min 00 | Robert: Tenta tocar o menos possível nos comandos laterais |
23h 11 min 03 | Bonin: Eu estou em TO/GA |
23h 11 min 06 | Robert: (*) Ele vem ou não? |
23h 11 min 21 | Robert: A gente tem ou não os motores, o que está acontecendo (*)? |
23h 11 min 32 | Bonin: Eu não tenho o controle do avião. Eu não tenho mesmo o controle do avião (*) |
23h 11 min 38 | Robert: Vire à esquerda |
23h 11 min 41 | Bonin: Tenho impressão que a gente conseguiu velocidade |
23h 11 min 43 | Barulho da porta da cabine |
23h 11 min 43 | Dubois: O que é que vocês estão fazendo? |
23h 11 min 43 | Robert: O quer está acontecendo? Eu não sei o que está acontecendo |
23h 11 min 52 | Dubois: Então pega isso logo |
23h 11 min 53 | Alarme de estol |
23h 11 min 55 | Alarme de estol |
23h 11 min 58 | Bonin: Tenho um problema, o variômetro não tá funcionando |
23h 11 min 58 | Dubois: Tá certo |
23h 11 min 58 | Bonin: Eu não tenho mais nenhum dado |
23h 12 min 04 | Bonin: Tenho a impressão que estamos com uma velocidade louca, o que você acha? |
23h 12 min 07 | Robert: Não sei, mas não solte |
23h 12 min 07 | Alarme de estol |
23h 12 min 10 | Alarme de estol |
23h 12 min 13 | Robert: O que você acha, o que você acha? O que você acha que devemos fazer? |
23h 12 min 15 | Dubois: Então não sei, está caindo |
23h 12 min 19 | Bonin: Agora está bom, conseguimos estabilizar as asas |
23h 12 min 19 | Dubois: As asas estão estabilizadas |
23h 12 min 19 | Robert: Horizonte seguro |
23h 12 min 26 | Robert: A velocidade? |
23h 12 min 27 | Robert: Você está subindo |
23h 12 min 27 | Alarme de estol |
23h 12 min 27 | Robert: Você está caindo, caindo, caindo |
23h 12 min 30 | Bonin: Mas eu estou caindo? |
23h 12 min 30 | Robert: Caindo |
23h 12 min 32 | Dubois: Você está subindo |
23h 12 min 33 | Bonin: Estou subindo? Ok, vou descer |
23h 12 min 34 | Alarme de estol |
23h 12 min 39 | Bonin: Ok, estamos em TO/GA |
23h 12 min 40 | Alarme de estol (6 segundos) |
23h 12 min 42 | Bonin: A gente subiu ou o quê? |
23h 12 min 44 | Dubois: (*) Não é possível |
23h 12 min 45 | Bonin: A gente subiu ou o quê? |
23h 12 min 45 | Robert: Qual é nossa altitude? |
23h 12 min 45 | Bonin: Ué, eu estou caindo ou não? |
23h 12 min 45 | Robert: Agora você está caindo |
23h 12 min 45 | Dubois: Anh, coloque as asas na horizontal |
23h 12 min 45 | Robert: Coloque as asas na horizontal |
23h 12 min 45 | Bonin: É o que estou tentando fazer |
23h 12 min 45 | Dubois: Coloque as asas na horizontal |
23h 12 min 49 | Alarme de estol (8 segundos) |
23h 12 min 59 | Bonin: Eu estou tentando virar ao máximo à esquerda |
23h 12 min 59 | Dubois: O pedal |
23h 13 min 25 | Bonin: O que será que está acontecendo que o avião continua caindo? |
23h 13 min 28 | Robert: Tente ver o que você consegue fazer com seus comandos lá em cima, os básicos etc. |
23h 13 min 32 | Bonin: No nível cem |
23h 13 min 36 | Bonin: 9.000 pés |
23h 13 min 38 | Dubois: Acelere devagar |
23h 13 min 39 | Robert: Sobe, sobe, sobe, sobe |
23h 13 min 40 | Bonin: Mas estou subindo muito há algum tempo |
23h 13 min 40 | Dubois: Não, não, não, não sobe |
23h 13 min 40 | Robert: Agora caindo |
23h 13 min 45 | Robert: Então me dê os comandos, me dê os comandos |
23h 13 min 45 | Bonin: Vai lá, você tem os comandos. Ainda estamos em TO/GA |
23h 13 min 55 | Alarme de estol (8 segundos) |
23h 14 min 05 | Dubois: Atenção, você está subindo |
23h 14 min 05 | Robert: Estou subindo? |
23h 14 min 05 | Bonin: Bem, é isso que precisamos, acho que estamos a 4.000 pés |
23h 14 min 17 | Alarme "Pull up", três vezes |
23h 14 min 18 | Dubois: Vamos lá, vai |
23h 14 min 21 | Bonin: Vamos lá, vai, vai, vai, vai |
23h 14 min 21 | Alarme "Pull up", quatro vezes |
23h 14 min 26 | Dubois: (Dez) graus de subida |
23h 14 min 28 | Fim dos registros |
(*): Palavras não relacionadas à condução do voo
TO/GA: posição de aceleração máxima do manete
Nível cem: 10 mil pés (3km) de altitude
*: Horário de Brasília
TO/GA: posição de aceleração máxima do manete
Nível cem: 10 mil pés (3km) de altitude
*: Horário de Brasília
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