29/07/2011 - 14h17
Além disso, o órgão incluiu no novo relatório outros fatos estabelecidos para a tragédia, que se somaram às constatações do último relatório, divulgado em 27 de maio. A análise final do acidente ainda será publicada em um relatório final.
Dados da investigação mostraram que outro fator fundamental que levou à queda do Airbus A330 foi o congelamento do tubos pitot (sensores de velocidade), que pararam de funcionar. Sem as informações de velocidade, outros dados do sistema da aeronave ficaram inválidos e a operação ficou comprometida.
29/07/2011 - 20h03
Relatório do 447 aponta erro de piloto; leia íntegra
Igor Gielow: Relatório é severo com tripulação
Após relatório, Air France defende pilotos do voo 447
Associação de parentes das vítimas repudia relatório
Veja em flash como foi a queda do voo 447
Erro de pilotos do voo 447 pode elevar indenização
Saiba como foram os últimos minutos do voo 447
Leia cobertura completa sobre o voo 447
A transcrição das caixas-pretas mostra que a tripulação do Airbus A330 mal teve tempo de entender o que estava acontecendo.
Quando soou o primeiro alarme de estol --situação de perda de sustentação aerodinâmica--, o comandante do voo, Marc Dubois, 58, estava fora da cabine. Os copilotos Pierre-Cedric Bonin, 32 e David Robert, 37, tentaram, em vão, controlar o Airbus, que caiu no oceano a uma velocidade final de 200 km/h.
O novo relatório reafirmou o que o BEA já havia indicado em sua primeira análise: os tubos Pitot, que medem a velocidade do avião, foram obstruídos por cristais de gelo, o que deixou a tripulação sem saber a que velocidade cruzava os céus.
Sem essa informação, o sistema do avião não conseguiu calcular o ângulo de ataque --fundamental para determinar se o avião sobe ou desce.
Na conversa gravada na caixa-preta, os pilotos discutem por não saberem com precisão se o avião subia ou caía. O relatório apontou, também, que os pilotos não adotaram os procedimentos previstos para a situação de "IAS (velocidade) questionável".
Segundo o BEA, eles não haviam recebido treinamento sobre pilotagem manual nem para o procedimento "IAS questionável" em altas altitudes.
Quase chegando ao nível do oceano, quando a aeronave já despencava, os pilotos ainda discutiam se seus comandos estavam levando a aeronave para cima ou para baixo.
VEJA A ÍNTEGRA DA CONVERSA NA CABINE:
Relatório diz que houve erros dos pilotos no voo 447; veja flash
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ANDRÉ MONTEIRO
BRUNO GALLO
DE SÃO PAULO
O relatório divulgado nesta sexta-feira pelo BEA, órgão do governo francês que investiga o acidente com o voo 447 da Air France, aponta uma sequência de erros dos pilotos como uma das causas que levaram à queda do avião. O voo fazia o trajeto Rio-Paris e caiu no Atlântico em 2009, matando 228 pessoas. BRUNO GALLO
DE SÃO PAULO
Além disso, o órgão incluiu no novo relatório outros fatos estabelecidos para a tragédia, que se somaram às constatações do último relatório, divulgado em 27 de maio. A análise final do acidente ainda será publicada em um relatório final.
Dados da investigação mostraram que outro fator fundamental que levou à queda do Airbus A330 foi o congelamento do tubos pitot (sensores de velocidade), que pararam de funcionar. Sem as informações de velocidade, outros dados do sistema da aeronave ficaram inválidos e a operação ficou comprometida.
29/07/2011 - 20h03
Caixa-preta revela tensão de pilotos no voo 447; veja íntegra
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ANDRÉ MONTEIRO
PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO
O relatório divulgado nesta sexta-feira (29) pelo BEA, órgão do governo francês que investiga o acidente com o voo 447 da Air France, revelou pela primeira vez a tensão na cabine do avião nos últimos minutos da tragédia. O voo Rio-Paris caiu no Atlântico na noite de 31 de maio de 2009, matando os 228 ocupantes. PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO
Igor Gielow: Relatório é severo com tripulação
Após relatório, Air France defende pilotos do voo 447
Associação de parentes das vítimas repudia relatório
Erro de pilotos do voo 447 pode elevar indenização
Saiba como foram os últimos minutos do voo 447
Leia cobertura completa sobre o voo 447
A transcrição das caixas-pretas mostra que a tripulação do Airbus A330 mal teve tempo de entender o que estava acontecendo.
Quando soou o primeiro alarme de estol --situação de perda de sustentação aerodinâmica--, o comandante do voo, Marc Dubois, 58, estava fora da cabine. Os copilotos Pierre-Cedric Bonin, 32 e David Robert, 37, tentaram, em vão, controlar o Airbus, que caiu no oceano a uma velocidade final de 200 km/h.
O novo relatório reafirmou o que o BEA já havia indicado em sua primeira análise: os tubos Pitot, que medem a velocidade do avião, foram obstruídos por cristais de gelo, o que deixou a tripulação sem saber a que velocidade cruzava os céus.
Sem essa informação, o sistema do avião não conseguiu calcular o ângulo de ataque --fundamental para determinar se o avião sobe ou desce.
Na conversa gravada na caixa-preta, os pilotos discutem por não saberem com precisão se o avião subia ou caía. O relatório apontou, também, que os pilotos não adotaram os procedimentos previstos para a situação de "IAS (velocidade) questionável".
Segundo o BEA, eles não haviam recebido treinamento sobre pilotagem manual nem para o procedimento "IAS questionável" em altas altitudes.
Quase chegando ao nível do oceano, quando a aeronave já despencava, os pilotos ainda discutiam se seus comandos estavam levando a aeronave para cima ou para baixo.
VEJA A ÍNTEGRA DA CONVERSA NA CABINE:
Horário* | |
---|---|
23h 10min 51 | Alarme de estol (54 segundos) |
23h 10 min 56 | Bonin: TO/GA |
23h 11min 00 | Robert: Tenta tocar o menos possível nos comandos laterais |
23h 11 min 03 | Bonin: Eu estou em TO/GA |
23h 11 min 06 | Robert: (*) Ele vem ou não? |
23h 11 min 21 | Robert: A gente tem ou não os motores, o que está acontecendo (*)? |
23h 11 min 32 | Bonin: Eu não tenho o controle do avião. Eu não tenho mesmo o controle do avião (*) |
23h 11 min 38 | Robert: Vire à esquerda |
23h 11 min 41 | Bonin: Tenho impressão que a gente conseguiu velocidade |
23h 11 min 43 | Barulho da porta da cabine |
23h 11 min 43 | Dubois: O que é que vocês estão fazendo? |
23h 11 min 43 | Robert: O quer está acontecendo? Eu não sei o que está acontecendo |
23h 11 min 52 | Dubois: Então pega isso logo |
23h 11 min 53 | Alarme de estol |
23h 11 min 55 | Alarme de estol |
23h 11 min 58 | Bonin: Tenho um problema, o variômetro não tá funcionando |
23h 11 min 58 | Dubois: Tá certo |
23h 11 min 58 | Bonin: Eu não tenho mais nenhum dado |
23h 12 min 04 | Bonin: Tenho a impressão que estamos com uma velocidade louca, o que você acha? |
23h 12 min 07 | Robert: Não sei, mas não solte |
23h 12 min 07 | Alarme de estol |
23h 12 min 10 | Alarme de estol |
23h 12 min 13 | Robert: O que você acha, o que você acha? O que você acha que devemos fazer? |
23h 12 min 15 | Dubois: Então não sei, está caindo |
23h 12 min 19 | Bonin: Agora está bom, conseguimos estabilizar as asas |
23h 12 min 19 | Dubois: As asas estão estabilizadas |
23h 12 min 19 | Robert: Horizonte seguro |
23h 12 min 26 | Robert: A velocidade? |
23h 12 min 27 | Robert: Você está subindo |
23h 12 min 27 | Alarme de estol |
23h 12 min 27 | Robert: Você está caindo, caindo, caindo |
23h 12 min 30 | Bonin: Mas eu estou caindo? |
23h 12 min 30 | Robert: Caindo |
23h 12 min 32 | Dubois: Você está subindo |
23h 12 min 33 | Bonin: Estou subindo? Ok, vou descer |
23h 12 min 34 | Alarme de estol |
23h 12 min 39 | Bonin: Ok, estamos em TO/GA |
23h 12 min 40 | Alarme de estol (6 segundos) |
23h 12 min 42 | Bonin: A gente subiu ou o quê? |
23h 12 min 44 | Dubois: (*) Não é possível |
23h 12 min 45 | Bonin: A gente subiu ou o quê? |
23h 12 min 45 | Robert: Qual é nossa altitude? |
23h 12 min 45 | Bonin: Ué, eu estou caindo ou não? |
23h 12 min 45 | Robert: Agora você está caindo |
23h 12 min 45 | Dubois: Anh, coloque as asas na horizontal |
23h 12 min 45 | Robert: Coloque as asas na horizontal |
23h 12 min 45 | Bonin: É o que estou tentando fazer |
23h 12 min 45 | Dubois: Coloque as asas na horizontal |
23h 12 min 49 | Alarme de estol (8 segundos) |
23h 12 min 59 | Bonin: Eu estou tentando virar ao máximo à esquerda |
23h 12 min 59 | Dubois: O pedal |
23h 13 min 25 | Bonin: O que será que está acontecendo que o avião continua caindo? |
23h 13 min 28 | Robert: Tente ver o que você consegue fazer com seus comandos lá em cima, os básicos etc. |
23h 13 min 32 | Bonin: No nível cem |
23h 13 min 36 | Bonin: 9.000 pés |
23h 13 min 38 | Dubois: Acelere devagar |
23h 13 min 39 | Robert: Sobe, sobe, sobe, sobe |
23h 13 min 40 | Bonin: Mas estou subindo muito há algum tempo |
23h 13 min 40 | Dubois: Não, não, não, não sobe |
23h 13 min 40 | Robert: Agora caindo |
23h 13 min 45 | Robert: Então me dê os comandos, me dê os comandos |
23h 13 min 45 | Bonin: Vai lá, você tem os comandos. Ainda estamos em TO/GA |
23h 13 min 55 | Alarme de estol (8 segundos) |
23h 14 min 05 | Dubois: Atenção, você está subindo |
23h 14 min 05 | Robert: Estou subindo? |
23h 14 min 05 | Bonin: Bem, é isso que precisamos, acho que estamos a 4.000 pés |
23h 14 min 17 | Alarme "Pull up", três vezes |
23h 14 min 18 | Dubois: Vamos lá, vai |
23h 14 min 21 | Bonin: Vamos lá, vai, vai, vai, vai |
23h 14 min 21 | Alarme "Pull up", quatro vezes |
23h 14 min 26 | Dubois: (Dez) graus de subida |
23h 14 min 28 | Fim dos registros |
(*): Palavras não relacionadas à condução do voo
TO/GA: posição de aceleração máxima do manete
Nível cem: 10 mil pés (3km) de altitude
*: Horário de Brasília
TO/GA: posição de aceleração máxima do manete
Nível cem: 10 mil pés (3km) de altitude
*: Horário de Brasília
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