sexta-feira, 29 de julho de 2011

É esta ai mais detalhes, boa sorte para todos.

29/07/2011 - 14h17

Relatório diz que houve erros dos pilotos no voo 447; veja flash

Publicidade
ANDRÉ MONTEIRO
BRUNO GALLO
DE SÃO PAULO
O relatório divulgado nesta sexta-feira pelo BEA, órgão do governo francês que investiga o acidente com o voo 447 da Air France, aponta uma sequência de erros dos pilotos como uma das causas que levaram à queda do avião. O voo fazia o trajeto Rio-Paris e caiu no Atlântico em 2009, matando 228 pessoas.
Além disso, o órgão incluiu no novo relatório outros fatos estabelecidos para a tragédia, que se somaram às constatações do último relatório, divulgado em 27 de maio. A análise final do acidente ainda será publicada em um relatório final.
Dados da investigação mostraram que outro fator fundamental que levou à queda do Airbus A330 foi o congelamento do tubos pitot (sensores de velocidade), que pararam de funcionar. Sem as informações de velocidade, outros dados do sistema da aeronave ficaram inválidos e a operação ficou comprometida.
29/07/2011 - 20h03

Caixa-preta revela tensão de pilotos no voo 447; veja íntegra

Publicidade
ANDRÉ MONTEIRO
PATRÍCIA GOMES
DE SÃO PAULO
O relatório divulgado nesta sexta-feira (29) pelo BEA, órgão do governo francês que investiga o acidente com o voo 447 da Air France, revelou pela primeira vez a tensão na cabine do avião nos últimos minutos da tragédia. O voo Rio-Paris caiu no Atlântico na noite de 31 de maio de 2009, matando os 228 ocupantes.
Relatório do 447 aponta erro de piloto; leia íntegra
Igor Gielow: Relatório é severo com tripulação
Após relatório, Air France defende pilotos do voo 447
Associação de parentes das vítimas repudia relatório
Veja em flash como foi a queda do voo 447
Erro de pilotos do voo 447 pode elevar indenização
Saiba como foram os últimos minutos do voo 447
Leia cobertura completa sobre o voo 447
A transcrição das caixas-pretas mostra que a tripulação do Airbus A330 mal teve tempo de entender o que estava acontecendo.
Quando soou o primeiro alarme de estol --situação de perda de sustentação aerodinâmica--, o comandante do voo, Marc Dubois, 58, estava fora da cabine. Os copilotos Pierre-Cedric Bonin, 32 e David Robert, 37, tentaram, em vão, controlar o Airbus, que caiu no oceano a uma velocidade final de 200 km/h.
O novo relatório reafirmou o que o BEA já havia indicado em sua primeira análise: os tubos Pitot, que medem a velocidade do avião, foram obstruídos por cristais de gelo, o que deixou a tripulação sem saber a que velocidade cruzava os céus.
Sem essa informação, o sistema do avião não conseguiu calcular o ângulo de ataque --fundamental para determinar se o avião sobe ou desce.
Na conversa gravada na caixa-preta, os pilotos discutem por não saberem com precisão se o avião subia ou caía. O relatório apontou, também, que os pilotos não adotaram os procedimentos previstos para a situação de "IAS (velocidade) questionável".
Segundo o BEA, eles não haviam recebido treinamento sobre pilotagem manual nem para o procedimento "IAS questionável" em altas altitudes.
Quase chegando ao nível do oceano, quando a aeronave já despencava, os pilotos ainda discutiam se seus comandos estavam levando a aeronave para cima ou para baixo.
VEJA A ÍNTEGRA DA CONVERSA NA CABINE:
Horário*
23h 10min 51 Alarme de estol (54 segundos)
23h 10 min 56 Bonin: TO/GA
23h 11min 00 Robert: Tenta tocar o menos possível nos comandos laterais
23h 11 min 03 Bonin: Eu estou em TO/GA
23h 11 min 06 Robert: (*) Ele vem ou não?
23h 11 min 21 Robert: A gente tem ou não os motores, o que está acontecendo (*)?
23h 11 min 32 Bonin: Eu não tenho o controle do avião. Eu não tenho mesmo o controle do avião (*)
23h 11 min 38 Robert: Vire à esquerda
23h 11 min 41 Bonin: Tenho impressão que a gente conseguiu velocidade
23h 11 min 43 Barulho da porta da cabine
23h 11 min 43 Dubois: O que é que vocês estão fazendo?
23h 11 min 43 Robert: O quer está acontecendo? Eu não sei o que está acontecendo
23h 11 min 52 Dubois: Então pega isso logo
23h 11 min 53 Alarme de estol
23h 11 min 55 Alarme de estol
23h 11 min 58 Bonin: Tenho um problema, o variômetro não tá funcionando
23h 11 min 58 Dubois: Tá certo
23h 11 min 58 Bonin: Eu não tenho mais nenhum dado
23h 12 min 04 Bonin: Tenho a impressão que estamos com uma velocidade louca, o que você acha?
23h 12 min 07 Robert: Não sei, mas não solte
23h 12 min 07 Alarme de estol
23h 12 min 10 Alarme de estol
23h 12 min 13 Robert: O que você acha, o que você acha? O que você acha que devemos fazer?
23h 12 min 15 Dubois: Então não sei, está caindo
23h 12 min 19 Bonin: Agora está bom, conseguimos estabilizar as asas
23h 12 min 19 Dubois: As asas estão estabilizadas
23h 12 min 19 Robert: Horizonte seguro
23h 12 min 26 Robert: A velocidade?
23h 12 min 27 Robert: Você está subindo
23h 12 min 27 Alarme de estol
23h 12 min 27 Robert: Você está caindo, caindo, caindo
23h 12 min 30 Bonin: Mas eu estou caindo?
23h 12 min 30 Robert: Caindo
23h 12 min 32 Dubois: Você está subindo
23h 12 min 33 Bonin: Estou subindo? Ok, vou descer
23h 12 min 34 Alarme de estol
23h 12 min 39 Bonin: Ok, estamos em TO/GA
23h 12 min 40 Alarme de estol (6 segundos)
23h 12 min 42 Bonin: A gente subiu ou o quê?
23h 12 min 44 Dubois: (*) Não é possível
23h 12 min 45 Bonin: A gente subiu ou o quê?
23h 12 min 45 Robert: Qual é nossa altitude?
23h 12 min 45 Bonin: Ué, eu estou caindo ou não?
23h 12 min 45 Robert: Agora você está caindo
23h 12 min 45 Dubois: Anh, coloque as asas na horizontal
23h 12 min 45 Robert: Coloque as asas na horizontal
23h 12 min 45 Bonin: É o que estou tentando fazer
23h 12 min 45 Dubois: Coloque as asas na horizontal
23h 12 min 49 Alarme de estol (8 segundos)
23h 12 min 59 Bonin: Eu estou tentando virar ao máximo à esquerda
23h 12 min 59 Dubois: O pedal
23h 13 min 25 Bonin: O que será que está acontecendo que o avião continua caindo?
23h 13 min 28 Robert: Tente ver o que você consegue fazer com seus comandos lá em cima, os básicos etc.
23h 13 min 32 Bonin: No nível cem
23h 13 min 36 Bonin: 9.000 pés
23h 13 min 38 Dubois: Acelere devagar
23h 13 min 39 Robert: Sobe, sobe, sobe, sobe
23h 13 min 40 Bonin: Mas estou subindo muito há algum tempo
23h 13 min 40 Dubois: Não, não, não, não sobe
23h 13 min 40 Robert: Agora caindo
23h 13 min 45 Robert: Então me dê os comandos, me dê os comandos
23h 13 min 45 Bonin: Vai lá, você tem os comandos. Ainda estamos em TO/GA
23h 13 min 55 Alarme de estol (8 segundos)
23h 14 min 05 Dubois: Atenção, você está subindo
23h 14 min 05 Robert: Estou subindo?
23h 14 min 05 Bonin: Bem, é isso que precisamos, acho que estamos a 4.000 pés
23h 14 min 17 Alarme "Pull up", três vezes
23h 14 min 18 Dubois: Vamos lá, vai
23h 14 min 21 Bonin: Vamos lá, vai, vai, vai, vai
23h 14 min 21 Alarme "Pull up", quatro vezes
23h 14 min 26 Dubois: (Dez) graus de subida
23h 14 min 28 Fim dos registros
(*): Palavras não relacionadas à condução do voo
TO/GA: posição de aceleração máxima do manete
Nível cem: 10 mil pés (3km) de altitude
*: Horário de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário