Curiosidades sobre a maior ponte da Amazônia
MANAUS – Conheça as curiosidades sobre a Ponte Sobre o Rio Negro, uma das maiores pontes fluviais do mundo, construída em Manaus, no Amazonas.
Dimensões: Em Manaus, Amazonas, está sendo construção a maior ponte em ambiente de água doce do Brasil. A obra é também a segunda maior do mundo, em água doce, perdendo apenas para a Ciudad Bolivar, que cruza o rio Orinoco, na Venezuela. A construção da ponte começou em 2008 e deve ser concluída no primeiro semestre de 2011.
EngenhariaO rio Negro, pela sua dimensão, exigiu estratégias de engenharia diferenciadas para a realização da obra. O grande desafio dos engenheiros era o desconhecimento geológico, geotécnico e hidrológico do rio. Para a obra suportar todo esse impacto, submerso no rio Negro, há um volume de concreto equivalente ao estádio Maracanã. E sobre as águas do rio, concreto equivalente a outro Maracanã.
Valores em ReaisA construção da Ponte sobre o Rio Negro, obra que ligará a cidade de Manaus ao município de Iranduba e de lá às cidades de Manacapuru e Novo Airão, começou em 2008. A obra tem gerado muitas especulações em torno de seu valor. Orçada inicialmente em R$ 575 milhões já alcançou, com aditivos, R$ 811 milhões. O valor final pode ultrapassar R$ 1 bilhão.
Números da ponte sobre o rio NegroPara a passagem de grandes embarcações, a ponte sobre o rio Negro terá dois vãos livres de 55 metros de altura por 200 m de largura. E no meio terá um mastro de sustentação de 158 metros, com cabos de aço para segurar estes vãos.
Valor da construção: R$ 811 milhões, mas pode ultrapassar R$ 1 bilhão
Comprimento total da ponte – 3.595 m
Número de vãos – 73
Extensão do trecho estaiado – 400,0 m
Extensão do vão central – 2 x 200,0 m
Largura da seção tipo – 20,70 m
Largura da seção estaiada – 24,60 m
Altura do vão central – 55 m
Altura do mastro central – 103 m
Número total de estais – 56 m
Total de vigas pré-moldadas – 213
Número total de estacas escavada – 246
Volume de concreto por estaca: 2.800 sacos de cimento
EmpregosA construção da ponte foi um dos empreendimentos que mais empregou mão de obra em Manaus. Atualmente, são mais de 3.300 trabalhadores diretos e 8 mil indiretos. A ponte é construída pelo consórcio Rio Negro, formado pelas construtoras Camargo Corrêa e Construbase.
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