Trilhas cruzam lava de vulcões no Havaí
Lazer&Cultura por Redação - 13/04/2012
Um parque turístico no Havaí trocou as belezas naturais por trilhas no meio da lava. O Hawaii Volcanoes National Park tem como atração principal dois vulcões: Maunaloa, o de maior massa do mundo, e Kilauea, um dos mais ativos do planeta. Fundado em 1916, o parque protegido pela Unesco, órgão da ONU, tem uma área aproximada de 1.300 quilômetros quadrados (cerca de 325 mil campos de futebol).
É nessa imensidão que turistas, e até cientistas, percorrem caminhos à procura de paisagens impressionantes. E que podem ser transformadas a qualquer momento, já que o vulcão Kilauea está mandando brasa desde janeiro de 1983. Por conta do perigo vale adentro, a administração autoriza passeios apenas nas regiões onde a lava está velha e dura como se fosse cimento — as áreas proibidas são sinalizadas por placas que o magma teima em destruir.
Mas há bastante espaço para caminhadas nos 250 km permitidos de trilhas entre crateras vulcânicas, desertos escaldados e um pouco de mata nativa, com direito a entrada em um pequeno museu. Nada mal para quem pretende voltar vivo para contar história.
(Clique em qualquer uma das imagens para vê-las em galeria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário