15/04/2012 06h00
- Atualizado em
15/04/2012 06h00
Avião conceitual do MIT economiza 70% de combustível
Aviação conceitual do MIT (Foto: Divulgação)
A questão é que, neste cálculo de 70%, apenas 49% são relativos ao
desenho da aeronave. Os engenheiros consideram que os 21% restantes
serão atingidos pelo uso de motores mais avançados no futuro. A data
estimada para que um avião D8 seja viável comercialmente ainda é
distante: apenas em 2035.
Aviação conceitual do MIT (Foto: Divulgação)
Em todo caso, 49% é um valor considerável de economia. Isso é atingido
por conta da maneira como o desenho da aeronave foi concebido. O perfil
mais esguio e as asas extremamente longas e finas garantem uma melhor
sustentação no ar, e portanto, demandam menos combustível. Além disso, a
ideia é construir a fuselagem com materiais mais leves e eficientes,
que tirem partido da posição dos motores, localizados na extremidade
traseira do avião.
16/11/2011 18h02
- Atualizado em
16/11/2011 18h02
Hidroplano futurista é mistura de avião com barco
Renault Hidroplane (Foto: Divulgação)
O conceito do veículo combina princípios de uma lancha com um pequeno
avião. O modelo, no entanto, não possui asas e tem um perfil muito
esguio, o que levanta dúvidas sobre sua real capacidade de sustentação
no ar. Em todo caso, a Renault garante que o hidroplano consegue voar
sobre a água e, caso alguma coisa saia errado, ele não afunda.
saiba mais
Em todo caso, admitindo
26/10/2011 12h24
- Atualizado em
26/10/2011 16h23
Conceito prevê aviões nucleares que funcionariam como "aeroportos" flutuantes
Aeroporto Nuclear (Foto: Divulgação)
É o tipo de ideia realmente difícil de justificar, mas um conceito prevê um futuro com aeroportos voadores
e a criação de um conceito de “metrô” aéreo, que na verdade não são
simples aeroportos. Eles são aviões tão bizarramente grandes que outros
aviões podem pousar neles. E para construir essas monstruosidades e
fazê-las ter energia para se sustentar no ar, você precisa apenas de um
reator nuclear.Você decide, por exemplo, ir para a Rússia curtir as férias. Para isso dirige-se a um aeroporto regional, embarca num avião que o leva até o avião/aeroporto nuclear. Lá você desembarca e voa com este avião/aeroporto até Moscou. Sobre Moscou aguarda a chegada de outro avião menor para embarcar e descer na capital russa. Em caso de uma viagem ainda mais longa, você poderia trocar de avião/aeroporto no meio do caminho, em vez de desembarcar em terra.
saiba mais
A vantagem de uma máquina dessas é que ela seria capaz de carregar até 3000 passageiros
de uma vez, o que repesenta um tremendo aumento na eficiência do
transporte. Além disso, também seria mais rápido e econômico,
significando uma economia de 40% em uma viagem de 965 km e de até 80% em
uma de 10.000 km.Talvez a única questão duvidosa é que o avião/aeroporto seria tão assombrosamente enorme, que pousar e decolar chutaria os custos de operação lá para cima e tornaria a ideia proibitiva no aspecto financeiro. Foi aí que alguém deve ter levantado a mão e dito: “já sei! Vamos usar energia nuclear! Nunca precisaríamos pousar!”.
Esse novo conceito prevê linhas entre Los Angeles, Chicago, Nova Iorque, Londres e Europa. E a única coisa que ninguém comentou ainda seria a eventualidade de algum piloto desastrado errar o alvo ao pousar em uma máquina nuclear a alguns quilômetros de altitude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário