quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Este cara preso é que pode dar inicio a uma revolução interna, a coisa vai pegar.?????

Human Rights Watch exige que Maduro liberte imediatamente opositor

Atos pró e antigoverno deixam mortos e feridos na Venezuela54 fotos

45 / 54
18.fev.2014 - Milhares de manifestantes lotaram as ruas de Caracas, capital venezuelana, nesta terça-feira (18) durante protesto convocado pelo líder da oposição Leopoldo López. Ele apareceu em uma praça para dirigir o ato e comunicar aos apoiadores que se entregaria à polícia, o que fez logo em seguida. Lopez é acusado de incitar a violência nos protestos ocorridos na semana passada, que resultaram na morte de quatro jovens Leia mais Santi Donaire/EFE
A organização HRW (Human Rights Watch) exigiu nesta quarta-feira (19) que o governo da Venezuela liberte, de maneira "imediata e incondicional", o dirigente opositor Leopoldo López, que se entregou na terça-feira (18) à Guarda Nacional (Polícia Militar) em Caracas após liderar uma grande manifestação contra o presidente Nicolás Maduro.
"A detenção de Leopoldo López é uma violação atroz de um dos mais básicos princípios do devido processo: não se pode encarcerar alguém sem ter provas que o vinculem com um crime", disse em comunicado José Miguel Vivanco, diretor da HRW para as Américas.

O líder se entregou depois que Maduro emitiu uma ordem de busca e captura contra ele ao responsabilizá-lo pelo clima de violência que a Venezuela vive desde a última quarta-feira, quando as manifestações contra o governo terminaram com três mortes e dezenas de feridos e detidos.
"As autoridades da Venezuela não apresentaram até agora nenhuma prova séria - para acusar López -, apenas insultos e teorias da conspiração. A única causa provável aqui parece ser o fato de que López é um oponente político do presidente, mas infelizmente, em um país sem uma Justiça independente, isso pode ser suficiente", considerou Vivanco. E acrescentou: "a comunidade internacional deve pedir a imediata e incondicional libertação de López".

Opositor de Maduro se entrega

O presidente venezuelano afirmou que a decisão de López de se entregar foi negociada com o governo.
Em discurso no final da tarde de ontem, após outra manifestação, desta vez de trabalhadores petrolíferos que apoiam o chavismo, Maduro afirmou que o presidente do poder Legislativo, Diosdado Cabello, teve função central no diálogo com López.
"Chegou-se a um acordo amigável para cumprir a lei e Leopoldo López aceitou entregar-se em paz à Justiça venezuelana", disse, afirmando ainda ter recebido informações de que a "ultradireita de Miami e da Venezuela" mobilizaram "grupos estranhos" para matar o opositor e gerar uma "guerra civil" no país.
Segundo ele, após sua orientação, Cabello passou "três madrugadas" conversando com a família do opositor para chegar a um pacto que estabelecesse o acordo.
"Eu sei que o pai e a mãe dele sabem que nós salvamos seu filho", disse. "Nós terminamos cuidando da vida de Leopoldo López". Maduro afirmou ainda que Cabello estava transportando pessoalmente o opositor a uma prisão fora de Caracas.
O partido Vontade Popular, dirigido por López, no entanto, informou por meio do Twitter que o opositor se encontrava no Palácio de Justiça, no centro de Caracas, realizando uma audiência de apresentação. A fiscal da Promotoria-Geral da República, Luisa Ortega Díaz, disse, também por meio da rede social, que nas próximas horas o ministério apresentará o opositor ao tribunal "com a garantia de todos seus direitos".
Leia mais em: http://zip.net/bpmvyc

link abaixo mostra mais.

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2014/02/19/ong-exige-que-maduro-liberte-imediatamente-o-opositor-lopez.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário