04/06/2011 11h10
Nível do rio Branco chega a 9,39 metros neste sábado
O nível do Rio Branco já se encontra em 9,39 e muito próximo da maior cheia já registrada em sua história, que foi de 9,80 em 1976. A situação no estado de Roraima é de emergência e com grandes prejuízos para a população.
Já foram desalojadas 238 pessoas até a tarde de sexta-feira e 113 pessoas se encontram nos abrigos. Os trabalhos de retirada das famílias continuam neste sábado nos bairros mais afetados: Caetano Filho, Calunga, Cauamé e Paraviana.
A Defesa Civil informou que três equipes de bombeiros foram enviadas para os municípios de Caracaraí, Bonfim e Rorainópolis para ajudar as prefeituras nos trabalhos de orientação e planejamento das ações de defesa civil.
Caracaraí
Após uma análise na situação que se encontra o município de Caracaraí, a Defesa Civil Estadual decidiu por bem, interditar um trecho da BR-174, aproximadamente um quilômetro antes da ponte sobre o Rio Branco. São dois quilômetros tomados por uma lâmina d’água de 20 centímetros. “De acordo com o vice-governador, que participou da vistoria, a correnteza sobre a BR é muito forte e por isso o local ficará interditado no período entre às 18 e às 6 horas do dia seguinte”, declarou.
A análise da Defesa Civil também verificou que a justa de dilatação da ponte de Caracaraí apresenta um espaçamento de 16,4 centímetros. A medição do nível do Rio em Caracaraí está em 9,8 metros, mas é uma medida é diferente da registrada em Boa Vista.
Pacaraima
O município de Pacaraima também corre o risco de ficar isolado. Conforme informações levantadas pela Defesa Civil junto a SEINF, a 7 quilômetros do município, parte da BR-174 cedeu e somente meia pista está sendo utilizada.
Normadia
Em Normadia foi realizado um reparo em meia pista da BR-401 e os veículos já estão passando. Os trabalhos continuam para tentar recuperar toda pista.
Amajari
Na região do Amajari algumas comunidades já enfrentam sérias dificuldades. As famílias do PA Amajari estão isoladas e cerca de 10 crianças não estão mais tendo como ir às aulas na Vila do Trairão. A Comunidade do Ereu também já se encontra isolada. Na RR-203 o Rio Amajari transbordou e cobre cerca de quatro quilômetros ao longo da RR.
Rorainópolis
A situação em Rorainópolis também é crítica. O nível do Rio Anauá continua subindo e até a manhã de sexta-feira a água já passava sobre a ponte. Há três locais que a água cobre a BR. Em um dos pontos mais críticos há 800 metros de lâmina d’água sobre a pista e carros pequenos não passam, apesar das orientações, motoristas ainda se arriscam. O DNIT colocou cavaletes restringindo a passagem, mas as pessoas estão ignorando a sinalização.
Bom Intento
Na região do Bom Intento, município de Boa Vista, as pessoas que se encontram nos seus sítios ficaram isoladas desde a tarde de ontem com a elevação do nível do igarapé do Carrapato. A defesa Civil já está providenciando uma equipe para realizar a baldeação das famílias.
Surumu
De acordo com informações de familiares, há quatro dias um senhor está desaparecido na região do Surumu, norte do Estado. Segundo familiares, o senhor faz frete na região e desde então não deu mais notícias. Informações apontam ainda que uma Toyota branca teria sido vista dentro do igarapé Jacarezinho. O Corpo de Bombeiro enviou uma equipe ao local para realizar as buscas, porém a missão teve que ser abortada porque o região está inacessível por terra. A equipe retornará de aeronave ao local.
Baixo Rio Branco
A região do Baixo Rio Branco está sendo avaliada, neste sábado, por técnicos da Defesa Civil para diagnosticar os problemas enfrentados pelos moradores. 12 comunidades deverão ser visitadas.
Municípios que já decretaram situação de emergência: Cantá, São João da Baliza, Caracaraí, Caroebe e Rorainópolis. A situação de emergência também foi decretada pelo Governo do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário