segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Eu falei eles estão por lá, isto é muito bom pois realmente existe neste planeta vestigio de que já houve e poderá haver agora também possibilidades de se viver em Marte, o grande problema ali é a atmosfera dele mais isto com o tempo se poderá transpor, verão isto.??????

Exploração Espacial

Jipe Opportunity se aproxima de destino final em Marte

Veículo está prestes a chegar à cratera Endeavour, na região equatorial do planeta, para passar os próximos meses estudando o solo marciano

Opportunity enxerga no horizonte a borda da cratera Endeavour, a 30 quilômetros de distância em outubro de 2010 Opportunity enxerga no horizonte a borda da cratera Endeavour, a 30 quilômetros de distância em outubro de 2010  (NASA/JPL-Caltech/Cornell University)
Cientistas da Nasa enviaram os comandos para que o jipe Opportunity vá para a fronteira da cratera Endeavour, em Marte. A depressão de 22 quilômetros fica próxima ao equador marciano e poderá ser a última parada do jipe. Se tudo der certo, o Opportunity deve chegar à cratera na terça-feira. O destino do veículo é um ponto alto chamado "Ponto Spirit", em homenagem ao jipe gêmeo de Opportunity, abandonado em maio.

Os veículos da Nasa pousaram em lados opostos de Marte em 2004 para uma missão de apenas três meses. Desde então, Spirit e Opportunity impressionaram o mundo com imagens coloridas do planeta vermelho e pistas sobre o passado quente e úmido de Marte.

O último contato feito com o Spirit foi feito em março de 2010. A Nasa desistiu do veículo em maio de 2011 para concentrar esforços no Curiosity, outro jipe que será enviado à Marte no fim do ano. O Spirit, por outro lado, está vagando livremente pelo planeta desde 2008, após ter conseguido se livrar de uma cratera. No caminho para a Endeavour, o jipe parou diversas vezes para tirar fotos e examinar amostras do solo.

O Opportunity avistou os limites da cratera Endeavour no início de 2009. Na época, os cientistas não tinham certeza se o jipe conseguiria chegar até lá. A viagem de 30 quilômetros durou mais do que os dois anos planejados. O jipe fez o percurso de ré para não danificar a roda direita dianteira, já desgastada. Além disso, dirigiu em ziguezague para evitar vários obstáculos, percorrendo o dobro da distância planejada. Os cientistas esperam que o jipe passe vários meses na borda da cratera.

O novo jipe, Curiosity, será lançado entre 25 de novembro e 18 de dezembro. Será a primeira vez que cientistas tentarão fazer um pouso de precisão em Marte. O veículo deverá chegar à cratera Gale entre 6 e 20 de agosto de 2012. O laboratório ambulante vai ajudar a definir se Marte é ou um dia já foi habitável. O Curiosity é cinco vezes mais pesado e carrega um peso de instrumentos científicos dez vezes maior que o dos jipes Spirit e Opportunity.

Nenhum comentário:

Postar um comentário