domingo, 7 de agosto de 2011

Isto é que é ver um tempo e presenciar umas vidas.

publicado em 07/08/2011 às 05h50:

Tartaruga mais velha do mundo nasceu no século 19

Conheça Jonathan, uma tartaruga de 178 anos de idade e que ainda dá no couro
Do R7
jonathan-tartaruga-hgReprodução
Enfim, a gente conhece um ser vivo que tem idade pra ser bisavô do Oscar Niemeyer

Publicidade
Pesquisadores descobriram a tartaruga mais velha do mundo. Aos 178 anos de idade, Jonathan foi capturado durante a Guerra dos Boers, na África do Sul, e levado para a ilha de Santa Helena, no Atlântico Sul.

Caso você esteja se perguntando, houve duas Guerra dos Boers. A primeira aconteceu entre 1880 e 1881. A segunda durou de 1899 até 1902. Jonathan chegou à ilha um ano depois da primeira das guerras, em 1882.

Os pesquisadores descobriram Jonathan por causa de umas fotografias tiradas na época das guerras. Em uma delas, datada de 1900, Jonathan aparece perto de um prisioneiro de guerra. Os pesquisadores, que tentavam descobrir quem seria o prisioneiro da foto, descobriram que a imensa tartaruga ainda estava viva e comendo seus talos de couve em Santa Helena.

Estima-se que, na época que a foto foi tirada, Jonathan tinha mais de 70 anos.

Um porta-voz do departamento de turismo da ilha diz que é tudo verdade e que Jonathan é um velhinho bem ativo para a idade dele e ainda persegue – em baixa velocidade, claro – as fêmeas de sua espécie. 

- Jonathan é o último sobrevivente entre as três tartarugas que chegaram em Santa Helena em 1882. Ele já era adulto quando chegou aqui e tinha,pelo menos, 50 anos de idade. Portanto, no mínimo, ele tem 178 anos de idade.

O quelônio centenário divide seu espaço com outras cinco tartarugas: David, Speedy (“Ligeirinho”), Emma, Fredericka e Myrtle. Segundo o porta-voz, Jonathan ainda dá no couro

- Apesar da idade, Jonathan ainda é bastante ativo e adora atenção. Ele é um verdadeiro exibido. Parece que ele está perdendo a visão em um de seus olhos, mas isso não faz com que ele diminua o ritmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário