sábado, 18 de maio de 2013

E a população Humana pelo que vemos ainda não viu a ficha cair e vai ficando cada vez pior.....?????

Para 97% dos cientistas, aquecimento global é causado pela ação humana


Um levantamento de milhares de estudos sobre climatologia reforça a ideia de que há consenso na comunidade científica a respeito da principal causa do aquecimento global. Segundo 97% dos cientistas do clima, o aquecimento do planeta é causado pela ação humana, principalmente pela emissão de gases de efeito estufa na geração de energia, desmatamento e setor de transportes.
>> Concentração de CO2 na atmosfera atinge marca recorde
O estudo contou com duas etapas. Na primeira, um grupo de voluntários analisou 12 mil estudos publicados entre 1991 e 2011 sobre mudanças climáticas. Desses, 4 mil assumiam posição em relação às causas do aquecimento global. O levantamento descobriu que 97,1% desses estudos defendiam que a ação humana era responsável pelas mudanças no clima do mundo.
Na segunda etapa, os autores contataram diretamente pesquisadores envolvidos no assunto. 1.200 pesquisadores, responsáveis por cerca de 2 mil estudos, foram questionados se o aquecimento global era causado pelo homem ou era um fenômeno natural. O resultado foi que 97,2% dos cientistas disseram que as mudanças climáticas são causadas pelo homem.
O estudo foi motivado por uma pesquisa de opinião feita nos Estados Unidos pelo Pew Research Center. Essa pesquisa mostra que quase a metade dos americanos acredita que a comunidade científica está dividida em relação à causa do aquecimento global, e que ainda não existe consenso. Para os autores, esse desconhecimento atrapalha o avanço de políticas para combater os efeitos das mudanças climáticas.
O estudo foi liderado por John Cook, da Universidade de Queensland, na Austrália, e publicado na revista Environmental Research Letters. O texto ainda não passou por revisão de pares e está disponível para download, em inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário