sexta-feira, 3 de maio de 2013

Um formato um pouco ilusitado


atualizado às 04h44

Formato de prédio de jornal comunista chama atenção em Pequim

Prédio, ainda em construção, deve ser finalizado em maio de 2014 Foto: EFE
Prédio, ainda em construção, deve ser finalizado em maio de 2014
Foto: EFE
O formato da nova sede do Diário do Povo, principal meio de comunicação do Partido Comunista chinês, vem chamando a atenção e sendo alvo de piadas pelo país. Com 150 metros de altura, o edifício em formato fálico tem sido um dos assuntos mais comentados em Pequim.

Apesar de ainda inacabado, o prédio virou um dos tópicos mais comentados nas redes sociais chinesas. De acordo com o South China Morning Post, no entanto, as fotos e comentários já sofreram com a censura: ao procurar por “prédio Diário do Povo” no popular microblog Sina Weibo, o usuário encontra uma mensagem afirmando que o conteúdo não pode ser exibido por conta da legislação.

O responsável pela obra, que deve ser finalizada em maio do ano que vem e está localizada no leste do centro financeiro de Pequim, é Zhou Qi, professor universitário de arquitetura. Em recente entrevista, Zhou explicou que o desenho do prédio ecoa a antiga filosofia chinesa do "céu redondo, terra quadrada", com a parte superior em formato esférico.

A forma esférica alongada, disse o professor, é designada para parecer com o caractere chinês para “pessoas”. O projeto foi vencedor de um concurso realizado em 2009.

Com informações da agência EFE

Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário