sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Quem não viu aqui esta a oportunidade de ver como ele se forma.

O maior rompimento de iceberg já filmado


O documentarista James Balog tem como missão registrar o derretimento do gelo no Ártico provocado pelas mudanças climáticas. Após semanas de espera, ele conseguiu capturar o maior degelo já registrado de um iceberg. Foi na geleira (glaciar) Ilulissat, na Groelândia. A cena do rompimento de 7,4 km³ está no filme Chasing Ice (Perseguindo gelo, em tradução livre), lançado na semana passada no Reino Unido.
Assista abaixo ao vídeo divulgado no site do jornal britânico The Guardian. É como ver “Manhattan se rompindo diante dos seus olhos”, disse Balog.


Este ano está no caminho seguro para bater o recorde histórico de calor nos Estados Unidos. É a previsão da NOAA, agência governamental de atmosfera e oceanos. O mapa acima mostra as regiões do país, na média de temperatura de janeiro a novembro. As áreas em vermelho marcam lugares onde a média é a maior desde que os registros começaram em 1895. O laranja indica onde a temperatura do período ficou muito acima da média histórica. E a cor rosa mostra onde ficou apenas acima da média. O início de dezembro já está batendo recordes de calor no país. Isso indica, segundo a NOAA, que o ano vai fechar com um recorde histórico.
O calor nos EUA é a sequência de uma onda de anomalias climáticas que provocaram ondas inéditas de secas e quebra de safra. E ainda por cima pode ter agravado o furacão Sandy. Segundo um estudo da seguradora Munich Re, a América do Norte é o continente mais afetado pelas mudanças climáticas. Isso já parece estar mudando a opinião dos americanos sobre o aquecimento global que eles mesmos estão, em boa medida, causando.
(Alexandre Mansur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário