sábado, 22 de dezembro de 2012

Poder é isso quem pode manda e mais nada....????

22/12/2012 - 14:53

Itália

Presidente dissolve Parlamento após renúncia de Monti

Dissolução abre caminho para eleição parlamentar nacional em fevereiro

"Eu acabei de assinar o decreto pela dissolução do parlamento", disse Napolitano
"Eu acabei de assinar o decreto pela dissolução do parlamento", disse Napolitano (Tiziana Fabi / AFP)
O presidente da Itália dissolveu o Parlamento neste sábado, depois da renúncia do primeiro-ministro do país, Mario Monti. A dissolução pavimenta o caminho para uma eleição parlamentar nacional em 23 e 24 fevereiro, data fixada por Napolitano também neste sábado, após uma reunião com o chefe do Parlamento.
"Eu acabei de assinar o decreto pela dissolução do Parlamento", disse o presidente Giorgio Napolitano a jornalistas após consultar líderes políticos. “Chegamos ao fim da legislatura um pouco antes do natural”, disse Napolitano.
Napolitano fez o anúncio à imprensa após a assinatura do decreto de dissolução das duas Câmaras que formam o Parlamento italiano. O presidente citou o procedimento como 'algo já previsto devido aos últimos eventos', em alusão à renúncia de Monti. O presidente italiano explicou que não havia outra solução, já que restava pouco tempo para a aprovação da Lei de Orçamentos para 2013, além disso, já em fevereiro teria que ser finalizada a legislatura atual.
Em sua fala, Napolitano desejou que a próxima campanha eleitoral seja 'comedida e construtiva' e lembrou que na tradicional mensagem televisiva de fim de ano expressará 'suas considerações' sobre o que espera ao país.
Monti renunciou na sexta-feira, alguns meses antes do fim de seu mandato, após seu governo perder o apoio do centro-direitista Partido Povo da Liberdade, de Silvio Berlusconi, que se candidatou a premiê. Monti deve anunciar no domingo se concorrerá ao cargo com Berlusconi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário