sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Veem pois não muito longe estarão mais aí....?????


Os últimos lagos a congelar


A península de Ungava, na província canadense de Quebec, é uma extensa superfície de gelo nesta época do ano. Exceto por dois pontos. São os lagos Pingualuit e Couture. A foto abaixo, feita pelo satélite Aqua no dia 25 de novembro, da Nasa, mostra isso. No alto, um detalhe do lago Pingualuit numa foto tirada de avião.

Os lagos foram formados pelo impacto de meteoros há milhões de anos. O lago Couture tem 8 km de largura e 150 metros de profundidade. Pingualuit tem 3 quilômetros e 246 metros de profundidade. Como tem mais água do que os pequenos lagos da região, essas duas crateras são as últimas a congelar no inverno e também os últimos a degelar no verão.O lago Pingualuit é o que mais demora.
Mesmo assim, o pesquisador canadense Reinhard Pienitz, da Universidade Laval, que fez uma expedição recente ao local, disse que estava surpreso ao ver os lagos ainda sem gelo. Segundo ele, o lago Pingualuit geralmente não tem mais superfície sem gelo no fim de setembro.
É uma das consequências de um ano especialmente quente na região. Neste verão, o Ártico bateu o recorde de derretimento.
Via Earth Observatory da Nasa
(Alexandre Mansur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário