terça-feira, 22 de novembro de 2011

Esses Hacker não meden e nem escolem lugares para invadir.

21/11/2011 17h38 - Atualizado em 21/11/2011 17h38

Hacker teria destruído bomba hidráulica após invadir sistema

Incidente ocorreu em Springfield, no estado de Illinois (EUA).
Invasor ligou e desligou a bomba várias vezes até ela queimar.

Sistemas de controle SCADA gerenciam serviços como distribuição de água e energia, além de sistemas industriais (Foto: Reprodução) 
Sistemas de controle SCADA gerenciam
serviços como distribuição de água e energia,
além de sistemas industriais (Foto: Reprodução)
Um invasor teria conseguido acessar os sistemas de controle de uma bomba hidráulica na cidade de Springfield, em Illinois (EUA), e em seguida destruí-la ao repetir o processo de ativar e desativar a bomba. A empresa afetada, Curran-Gardner, fornece água para cerca de 2,2 mil pessoas em locais próximos à cidade. A companhia confirmou o incidente, mas não discutiu a causa.
O primeiro a divulgar o ocorrido foi o especialista em segurança Joseph Weiss. Weiss obteve acesso a um relatório detalhando a invasão e compartilhou algumas informações que não foram divulgadas publicamente. A companhia responsável pelo desenvolvimento do sistema de controle da bomba hidráulica teria sido invadida primeiro; lá, senhas de clientes teriam sido roubadas e, depois, foram usadas para o ataque.
O relatório, porém, não menciona o nome da Curran-Gardner, nem da empresa fabricante do software usado pela distribuidora de água. A localidade de Springfield, em Illinois, foi informada separadamente pelo Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS) a jornalistas que solicitaram a informação. Somente duas companhias operam na cidade, segundo a "Wired", que consultou ambas e confirmou a Curran-Gardner como possível vítima do ataque.
Softwares que controlam recursos industriais e de utilidades, como energia elétrica, água e usinas de energia, são chamados de “SCADA” ou (Supervisory Control And Data Acquisition ou “Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados”). Em 2009, um especialista de segurança disse ao G1 que sistemas SCADA são vulneráveis porque raramente recebem atualizações. Por controlarem sistemas críticos, empresas evitam interferir com o seu funcionamento.
Exposição de vulnerabilidade
O DHS e o FBI estão investigando o caso e afirmaram que até o momento não há dados que confirmem uma invasão. Em resposta à declaração das autoridades, um hacker aparentemente sem ligação com a invasão decidiu publicar um protesto no site Pastebin. O hacker, que usa o nome de “pr0f”, publicou imagens de um sistema de controle de água na cidade de South Houston, Texas.
Foto divulgada por hacker quer provar a existência de vulnerabilidades em sistemas SCADA (Foto: Reprodução)Foto divulgada por hacker quer provar existência de vulnerabilidades em sistemas SCADA (Foto: Reprodução)
“Eu nem chamaria isso de um hack. Não precisa de nenhuma habilidade e poderia ser feito por uma criança de dois anos com algum conhecimento de Simatic”, escreveu o hacker. “Nenhum dano foi causado nas máquinas, eu não gosto de vandalismo sem sentido, porque é bobo e estúpido. Mas também é bobo e estúpido deixar a interface de controle SCADA conectada à internet”, sentenciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário