sábado, 19 de novembro de 2011

Aqui vai ser uma briga pesada vão ver?????

18/11/2011 - 21:57
 Ameaça nuclear

ONU pede que Irã explique atividades nucleares suspeitas

Organização exige investigações no país depois de uma resolução expressar preocupações com a criação de uma bomba atômica

Irã: Ahmadinejad quer consolidar relações com Iraque contra os EUA Irã: Ahmadinejad quer consolidar relações com Iraque contra os EUA (Majid Saeedi/Getty Images)
Depois de o Irã ser condenado por suas atividades nucleares em uma investigação das Nações Unidas, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao país que esclareça as suspeitas sobre sua busca pela bomba atômica. Segundo Martin Nesirky, porta-voz da organização, Ban "continua profundamente preocupado com os problemas não resolvidos sobre o programa nuclear do Irã, incluindo aqueles que devem ser esclarecidos para excluir qualquer dimensão militar."
Uma resolução da Agência Internacional da Energia Atômica (AIEA), que condenou o Irã por suas atividades nucleares, foi determinante para que a organização se alinhasse à comunidade internacional na exigência por esclarecimentos. No início do mês, a AIEA expressou "sérias preocupações sobre uma possível dimensão militar do programa nuclear iraniano", baseando-se em informações ditas como confiáveis.
"A resolução adotada pelo conselho de governantes da AIEA dá uma nova oportunidade para intensificar o diálogo que busca resolver todas as questões que continuam irresolutas", afirmou o porta-voz. Os Estados Unidos e a Rússia saudaram a adoção do texto da agência, enquanto o Irã disse que esta reforça sua determinação de prosseguir com seu programa nuclear com fins pacíficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário