Honda CB 1000R nacionalizada une potência a preço competitivo
Da Infomoto-
Design concebido na Europa da CB 1000R inspirou atual linha brasileira da Honda
Com motor baseado na CBR 1000RR, a nova naked da marca japonesa tem como objetivo agradar aos consumidores que buscam toda a emoção e as centenas de cavalos de potência de uma superesportiva, mas em um pacote mais amigável e confortável. E, no caso da CB 1000R, embalado em um desenho bastante moderno que atualmente norteia todos os modelos naked da Honda.
BONITA AO OLHAR
Apresentada no Salão de Milão de 2007, a CB 1000R é um projeto da Honda Itália. Desenhada no centro de desenvolvimento na cidade de Atessa, a streetfighter -- como são chamadas as nakeds de rua derivadas diretamente dos modelos de pista -- tem seu design agressivo um de seus pontos fortes. Aos brasileiros, um aviso: é a nova Honda Hornet 2012 que segue as linhas da CB 1000R e não o contrário.
O desenho é marcado pelo conjunto óptico trapezoidal, que traz o painel embutido e um grande canhão de luz na extremidade inferior, até terminar em uma rabeta bastante minimalista e curta. Hoje até mesmo a pequena CB 300R tenta "imitar" suas linhas.
A exclusividade do modelo de 1.000cc fica por conta da suspensão traseira monobraço, que deixa exposta a bela roda de liga leve com desenho de quatro pontas. O enorme motor de quatro cilindros em linha com o escapamento centralizado dá o toque final. Mostrando que a CB 1000R não é simplesmente uma Hornet anabolizada.
FICHA TÉCNICA: Honda CB 1000R C-ABS
Motor: | Quatro cilindros em linha, 998,3 cm³, 16 válvulas, DOHC, arrefecimento líquido. |
Potência máxima: | 125,1 cv a 10.000 rpm. |
Diâmetro e curso: | 75,0 x 56,5 mm. |
Taxa de compressão | 11,2:1. |
Alimentação: | Injeção eletrônica. Partida elétrica. |
Tanque: | 17 litros. |
Câmbio: | Seis velocidades, transmissão final por corrente. |
Quadro: | Tipo diamante em alumínio. |
Suspensão: | Garfo telescópico invertido, com 120 mm de curso e 109 mm de diâmetro e regulagens (dianteira); monoamortecida, 128 mm de curso e 10 regulagens na pré-carga da mola (traseira). |
Freios: | Discos duplos flutuantes com 310 mm de diâmetro e pinça com três pistões (dianteira); disco simples com 256 mm de diâmetro e pinça de duplo pistão (traseira). |
Dimensões: | 2.105 x 8 mm (CxLxA); 130 mm (altura mínima do solo); 825 mm (altura do assento); 1.445 mm (entre-eixos) |
Pneus: | 120/70 – ZR17 M/C 58W (dianteiro); 180/55 – ZR17 M/C 73W (traseiro). |
Peso a seco: | 204 kg (Standard), 208 kg (C-ABS). |
As diferenças começam, é claro, no propulsor tetracilíndrico de 998,3 cm³ de capacidade, derivado do motor da CBR 1000RR 2007. Os engenheiros da Honda apostaram em um diâmetro menor e um curso maior dos cilindros (75 mm x 56.5mm comparado aos 76mm x 55,1mm da esportiva), o que reduziu a capacidade do motor em um centímetro cúbico e diminuiu a taxa de compressão de 12,3:1 para 11,2:1.
Adotou também novos corpos de aceleração com 36 mm e dotou a CB 1000R com um sistema de exaustão 4 em 1 com uma válvula que regula a saída de gases em baixas rotações. Mantendo o duplo comando de válvulas no cabeçote, refrigeração líquida e a alimentação por injeção eletrônica, o propulsor foi recalibrado para oferecer mais torque e potência em baixas e médias rotações.
Vale dizer que, mesmo na versão esportiva, esse propulsor já tinha essas qualidades, agora imagine nessa naked. Torque suficiente para levantar a roda dianteira até mesmo em terceira marcha e potência à vontade para manter velocidades elevadas.
Os números confirmam a impressão de pilotagem na pista: são 125 cavalos a 10.000 rpm e 10,1 kgfm a 7.750 rpm. Aquele tipo de motor que serve para todos os motociclistas, sejam eles mais comportados que curtem rodar em uma marcha alta com baixas rotações, ou aqueles que gostem de pilotar com os giros do motor lá em cima em marchas menores. Para isso contribui a relação bem curta do câmbio de seis marchas da CB 1000R.
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