Ciência
07/11/2011 - 13:52
Exploração Espacial
Sonda Voyager 2 ganha sobrevida de 10 anos
Alteração no sistema de navegação vai permitir que a sonda de 34 anos navegue por mais uma década na fronteira do Sistema Solar
As sondas Voyager 1 e 2 são as naves feitas pelo homem mais distantes do planeta Terra
(NASA/JPL-Caltech )
A sonda Voyager 2, lançada há 34 anos, recebeu com sucesso a instrução
enviada na sexta-feira pelos cientistas da Nasa, a agência espacial
americana, para que utilize um par reserva de propulsores. A mudança no
sistema de navegação vai reduzir o gasto de energia e estender sua vida
útil em 10 anos. Os engenheiros esperam que o tempo seja suficiente para
que a Voyager 2 avance além do Sistema Solar até o espaço interestelar,
uma zona que não é influenciada pela energia de estrelas.Lançadas em 1977, as sondas Voyager 1 e 2 estão equipadas com seis pares de propulsores para o controle do movimento da espaçonave, três primários e três reservas. A Voyager 2 já utilizava dois reservas, e agora os engenheiros da Nasa estão tentando ativar o último par. A medida vai permitir que o sistema de aquecimento do propulsor principal seja desligado, o que permite economizar 12 watts de eletricidade. Parece pouco - menos que a potência de uma lâmpada -, mas é o suficiente para aumentar em uma década a vida útil da sonda.
O comando para acionar o último par reserva foi enviado à sonda na sexta-feira, mas os pesquisadores só se certificaram de que foi bem recebido nesta segunda-feira. Isso acontece porque cada instrução enviada a partir do planeta ou da sonda demora 27 horas para chegar. Resta saber se a sonda vai cumprir com sucesso o comando, o que só deve ocorrer na semana que vem.
A Voyager 2 está a 14 bilhões de quilômetros da Terra na camada mais externa do Sistema Solar, entre 80 e 100 vezes a distância da Terra ao Sol. Apesar de ter sido lançada ao mesmo tempo, a Voyager 1 está ainda mais longe, a 18 bilhões de quilômetros da Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário