terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ta aí vejam como o Brasil cuida muito mal de suas reservas não liga e nen se preocupa com os estudos, o dinheiro queserve para as pesquisas não chega no bolço deles então não serve.

Pesquisas sobre Aquífero param por falta de investimentos
21 de novembro de 2011 20h42 atualizado às 21h24


Aquífero Alter do Chão pode ser o maior do mundo. Foto: Divulgação Aquífero Alter do Chão pode ser o maior do mundo
Foto: Divulgação

Está parado por falta de verba um estudo apresentado por pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) que aponta o Aquífero Alter do Chão como o maior do mundo. Dados preliminares indicam que a reserva pode ter um volume de 86 mil km³ de água, quase o dobro do volume do Aquífero Guarani, considerado o maior do País. De acordo com os estudos da UFPA, o Aquífero teria capacidade para abastecer 100 vezes toda a população mundial. Segundo o professor Milton Matta, coordenador do trabalho, o volume de água da reserva pode ser ainda maior que 86 mil km³. Ele diz não ter dúvidas de que o Aquífero Alter do Chão é maior do que o Guarani, mas ainda não é possível determinar com precisão sua extensão.

Para confirmar tudo isso, seria necessária uma segunda fase de pesquisas. Com a falta de verba brasileira, pesquisadores buscam apoio em instituições do exterior e a publicação das informações já obtidas. A intenção é chamar atenção da comunidade científica mundial para a importância desse trabalho e, com isso, conseguir as condições necessárias para a segunda etapa de pesquisas.

Já se sabe que o Aqüífero Alter do Chão, tem uma área de cerca de 437.500 km³ e uma espessura média de 545 metros. Essa reserva de água localizada sob os Estados do Amazonas, Pará e Amapá tem o mesmo nome de uma praia da região. Por isso, para evitar confusões sobre sua localização, ela passará a se chamar Sistema Aquífero Grande Amazônia, ou Saga. Por fazer menção à Amazônia, o novo nome deve ter maior apelo frente aos investidores internacionais.Sabrina Bevilacqua

Nenhum comentário:

Postar um comentário