sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Nossa lua que não vimos assim daqui mais surpreende muito.

Nasa cria mais preciso mapa já feito da superfície da Lua
18 de novembro de 2011 09h28 atualizado às 10h05

Um pixel no mapa representa uma área praticamente igual a dois campos de futebol. Foto: Nasa/BBC Brasil Um pixel no mapa representa uma área praticamente igual a dois campos de futebol
Foto: Nasa/BBC Brasil

A Nasa, agência espacial americana, divulgou o mais preciso mapa da superfície da Lua já feito. O mapa foi produzido usando informações enviadas pela nave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO, ou Orbitador de Reconhecimento Lunar, em português), lançada em junho de 2009.
As imagens revelam depressões e elevações em quase toda a Lua. Um pixel no mapa representa uma área praticamente igual a dois campos de futebol. "Nossa nova visão topográfica da Lua fornece os dados que os cientistas lunares esperavam desde a era das missões Apollo", disse Mark Robinson, cientista-chefe da câmera da LRO.
Com o mapa, segundo Robinson, é possível determinar os graus de inclinação de todos os principais terrenos geológicos da Lua em uma escala de 100 m, além de determinar como a crosta lunar foi deformada, entender melhor a mecânica das crateras geradas por impactos e planejar futuras missões à Lua, tripuladas ou não.
Dois instrumentos foram usados para produzir o mapa: a câmera com lente grande-angular e um altímetro a laser. A nave LRO foi lançada à órbita lunar carregando seis instrumentos projetados para coletar informações detalhadas sobre o ambiente do satélite natural da Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário