Volvo testa comboio com carros sem motorista na Europa
27 de janeiro de 2012 • 11h57
• atualizado às 12h20
Três carros seguem caminhão sem ação do piloto
Foto: Divulgação
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Dirigir lendo jornal, falando no celular, ou tomando café não é
aconselhável e até proibido por lei, mas na Europa isso pode ser uma
realidade que não deixará os passageiros em perigo - pelo contrário.
Parte de um projeto que desenvolve tecnologia para garantir a segurança
nas estradas, a Volvo anunciou que os testes com um comboio de veículos
100% no piloto automático foram realizados com sucesso nesta semana.
Um caminhão liderou o comboio de três carros, que o seguiam sem a necessidade da ação do motorista. Os veículos atingiram velocidade máxima de 90 km/h, puxada pelo caminhão, a uma distância não superior a 6 m. Além de permitir que o motorista faça outras atividades durante o percurso, a tecnologia também permite a redução do consumo - até 20% segundo a montadora - e do impacto ambiental por conta da redução do atrito do ar em veículos que seguem próximos um atrás do outro.
Com objetivo de reduzir acidentes causados pela ação do motorista ou cansaço, o projeto é apoiado pela União Europeia e reúne sete empresas. A expectativa é de que a tecnologia do piloto automático em comboios esteja disponível em cerca de dez anos.
Dirigir lendo jornal, falando no celular, ou tomando café não é
aconselhável e até proibido por lei, mas na Europa isso pode ser uma
realidade que não deixará os passageiros em perigo
Um caminhão liderou o comboio de três carros, que o seguiam sem a necessidade da ação do motorista. Os veículos atingiram velocidade máxima de 90 km/h, puxada pelo caminhão, a uma distância não superior a 6 m. Além de permitir que o motorista faça outras atividades durante o percurso, a tecnologia também permite a redução do consumo - até 20% segundo a montadora - e do impacto ambiental por conta da redução do atrito do ar em veículos que seguem próximos um atrás do outro.
Com objetivo de reduzir acidentes causados pela ação do motorista ou cansaço, o projeto é apoiado pela União Europeia e reúne sete empresas. A expectativa é de que a tecnologia do piloto automático em comboios esteja disponível em cerca de dez anos.
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