quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Eu já comentei sobre esta tomada de decisão do governo, para a próxima eleição vai ser prato cheio, um novo mensalão está vindo e atraz disto um fracasso nas companhias de energia e muito mesmo apagão verão, espero esta errado??????

14/11/2012 - 17h52

Governo vai garantir queda de 20% na conta de luz em 2013, diz Mantega

Publicidade
MARIANA SCHREIBER
DE BRASÍLIA
Atualizado às 18h59.
O ministro Guido Mantega (Fazenda) disse nesta quarta-feira (14) ter certeza de que as concessionárias de energia elétrica vão aderir em massa à proposta do governo de renovação antecipada das concessões por mais 30 anos, com redução de tarifa.
No caso de alguma empresa não aderir, ele disse que o governo vai, "de alguma forma", garantir a queda média de 20% no custo da energia no próximo ano. Mantega não detalhou o que poderia ser feito, mas disse que prefere não usar recursos do Tesouro para assegurar essa redução.
Eletrobrás confirma ao mercado que renovará concessões
Governo prevê alta de 4% no consumo de energia com tarifa menor
Conselheiro de Dilma vê falhas, e energia mais barata pode atrasar
Seria bom se o governo prorrogasse o prazo, diz consultor
Joel Silva - 06.mai.10/Folhapress
Torre da subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, em SP
Torre da subestação da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista, em São Paulo
"Eu tenho certeza de que a esmagadora maioria dos concessionários vai aderir. Se tiver algum resíduo, nós vamos resolver de alguma forma. Mas nós não abrimos mão de uma redução de em média 20%", disse Mantega.
"Eu prefiro não usar os recursos do Tesouro, que já são escassos. Pelas projeções que nós estamos fazendo, não será necessário fazer novos aportes [de recursos públicos]. De qualquer maneira, nós vamos trabalhar para que seja 20% a redução", insistiu.
Ele lembrou que o governo já abriu mão da receita com alguns impostos, que serão extintos, e se comprometeu a usar R$ 3,3 bilhões por ano para bancar os programas sociais que antes eram pagos por contribuições que deixarão de existir.
REMUNERAÇÃO
A maior parte da redução da tarifa anunciada para 2013, no entanto, deve vir de uma queda na remuneração de geradoras e transmissoras de energia que foram convidadas a renovar antecipadamente seus contratos, sem realização de nova licitação, em troca de reduzirem o valor cobrado.
A justificativa do governo é que o investimento feito pelas empresas já foi remunerado e por isso é possível reduzir a tarifa. Muitas companhias têm reclamado das condições de renovação e uma delas, a Cemig, indicou que não vai aderir à proposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário