3/11/2012 08h00
- Atualizado em
13/11/2012 08h00
Conheça a 'ovocicleta' elétrica que chega a 160 km/h
É difícil classificar corretamente o C-1, produto da Lit Motors. Do
ponto de vista prático, o veículo elétrico da empresa norte-americana
pode ser visto como uma moto que não tomba. Ou um carro compacto de duas
rodas. Segundo o fabricante, é o “primeiro smartphone sobre rodas”,
embora não esteja previsto que o C-1 seja capaz de fazer ligações. Em
qualquer um dos casos, o C-1 é um veículo elétrico que deve chegar ao
mercado em 2014 por um valor em torno de US$ 16 mil.
Uma das propostas do C-1 é oferecer conectividade para facilitar a vida do seu condutor. Ao classificar o produto como um smartphone sobre rodas, a Lit Motors refere-se às capacidades de conectividade que o modelo terá. Através de redes, ele será capaz de informar a seu motorista sobre condições de tráfego no trajeto pretendido e sobre as variações do clima.
Moto com jeito de carro e carro com jeito de moto, o C-1 deverá ser vendido a partir de 2014 (Foto: Divulgação)
Usando uma série de giroscópios, o C-1 consegue se manter equilibrado
mesmo que seu condutor seja mais desastrado, ou na hipótese de uma
colisão. Os giroscópios servem para monitorar oscilações abruptas no
equilíbrio do veículo. Quando há risco de tombo, um sistema de lastros
entra em ação para equilibrar o C-1 e impedir a queda.
saiba mais
Um motor elétrico de 20 kW (quilowatts) é o responsável por fazer o
pequeno veículo vencer a imobilidade. Segundo o fabricante, ele é capaz
fazer o veículo chegar a velocidades de até 160 km/h. Se no que se
refere às velocidades o C-1 parece ter bastante a oferecer, o mesmo não
se pode dizer sobre sua autonomia: entre uma carga e outra, ele roda
apenas 320 quilômetros.Uma das propostas do C-1 é oferecer conectividade para facilitar a vida do seu condutor. Ao classificar o produto como um smartphone sobre rodas, a Lit Motors refere-se às capacidades de conectividade que o modelo terá. Através de redes, ele será capaz de informar a seu motorista sobre condições de tráfego no trajeto pretendido e sobre as variações do clima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário