Numa foto de novembro de 2009, em que aparece munido de um par de óculos escuros sem hastes e de uma moderna geringonça que bem poderia ser uma arma de Star Wars, o cosmonauta russo Maksim Suraev anuncia "o último dispositivo criado pelo exército russo". Variadas bugigangas flutuam a sua volta - canetas, calculadora, tesoura e um cinto, entre outros. Suraev está na estação espacial internacional para colocar em prática sua mais nova arma: uma mangueira de ar.
Na imaginação do cosmonauta blogueiro, a mangueira, naquele post, seria não só uma arma contra "um ataque alienígena na porção russa da estação espacial internacional", como também uma "escuta contra os colegas no segmento norte-americano".
O cosmonauta russo Maksim Suraev, 38, fez as fotos desta galeria para alimentar seu blog durante o tempo em que esteve em órbita em uma estação espacial internacional, de setembro de 2009 a março de 2010.
A fotografia é só uma das artes de Suraev, que também publicou em seu blog montagens inusitadas com limões flutuando em círculo, como se fizesse malabarismo, ou de uma colher recheada de carne suína de lata voando de aviãozinho até sua boca, por exemplo.
Com todas suas paródias e anedotas, o diário foi eleito pela revista norte-americana "Wired" o mais interessante e engraçado dentre os blogs cósmicos. Mas nos últimos dias, com a detenção de dez supostos espiões enviados pela Rússia aos Estados Unidos, a comicidade das piadas com espionagem tornou-se duvidosa tanto para os americanos, como para russos.
Suraev foi o primeiro cosmonauta a estrear na internet um diário com banalidades da vida diária no espaço. "Os astronautas fazem diários já faz tempo, mas é uma chatice científica e seca, não uma linguagem simples que transmita o que a gente passa por lá", explicou num encontro com seus jovens leitores organizado no Museu Memorial da Cosmonáutica.
A ideia de criar o diário eletrônico para o russo foi sugerida por Svetlana Gavrish, então relações-públicas da agência espacial russa Roscosmos. Suraev não tinha acesso à internet. Seu contato com a Terra se dava através do centro de lançamento de vôos, que recebia suas mensagens e posts e repassava para Gavrish. A relações-públicas, por sua vez, postava na rede as novas aventuras do cosmonauta.
O sucesso do blogueiro com o público russo evoluiu a tal ponto que gerou uma parceria com o canal TV Tsentr, controlado majoritariamente pelo governo de Moscou, para transmitir os vídeos de Suraev na estação espacial.
Filmadas pelo próprio Suraev, as cenas retratam situações banais do dia-a-dia no espaço: um colega que perde um objeto muito pequeno na ausência de gravidade da Estação Espacial Internacional, seus estoques de alimentos para cinco meses - incluindo suas geléias preferidas de morango e frutas silvestres -, sua experiência com uma miniplantação de trigo em estufa e, o mais bonito de tudo, a vista privilegiada para a Terra.
"Conta para gente que você tá procurando," Suraev diz ao colega Oleg Kotov. Assim se inicia um dos vídeos, em que se vê um homem flutuar horizontalmente no ar com os braços e a parte de cima do corpo enfiados no orifício de um enorme tubo vertical. A camisa levantada deixando a barriga aparecer torna a cena ainda mais cômica.
Projeto Mars-500
Clique aqui para acompanhar a simulação de 520 dias de viagem (ou isolamento) que os seis cosmonautas russos, chinês e europeus participam, desde o último 3 de junho, na Star City, um centro de pesquisas espaciais nas proximidades de Moscou.
Os blogs dos cosmonautas podem ser acessos nos links aqui
O site oficial do projeto traz as postagens enviadas pelos tripulantes, fotos e informações técnicas. Tudo em inglês e russo.