quarta-feira, 28 de julho de 2010

Lembra deste que tal o que vem em anunciado a baixo???

publicado em 04/03/2010 às 19h05:

Pesquisadores confirmam que
asteroide acabou com dinossauros

Grupo de 41 cientistas de todo o mundo diz que esta é a única explicação possível
Reuters
NasaFoto por Nasa
Para 41 cientistas de todo o mundo, colisão de asteroide contra a
Terra é a única explicação possível para extinção de dinossauros
A colisão de um asteroide gigante contra a Terra é a única explicação plausível para a extinção dos dinossauros, disse uma equipe de cientistas nesta quinta-feira (4), esperando encerrar uma discussão que divide os especialistas há décadas. Um grupo de 41 pesquisadores de todo o mundo reviu 20 anos de pesquisas para tentar confirmar a causa da chamada extinção do Cretáceo-Terciário (KT), que criou um "ambiente infernal" há cerca de 65 milhões de anos e extinguiu mais de metade de todas as espécies da época.
Além do asteroide, outra possibilidade cogitada era a atividade vulcânica na atual Índia, onde uma série de supererupções durou 1,5 milhão de anos.
O novo estudo, publicado na revista científica americana Science, mostrou que a culpa pelo fim dos dinossauros é de um asteroide de 15 km de diâmetro que caiu em Chicxulub, no México, disse Joanna Morgan, do Imperial College londrino, coautora do estudo.

- Isso provocou enormes incêndios, terremotos medindo mais de 10 graus de intensidade e deslizamentos continentais, que criaram tsunamis.

A colisão teria liberado uma energia 1 bilhão de vezes mais poderosa do que a bomba atômica de Hiroshima. Segundo Joanna, "a gota d'água" para a extinção dos dinossauros" aconteceu quando o material da explosão voou para a atmosfera, envolvendo o planeta na escuridão e causando um inverno global que exterminou muitas espécies.
Os cientistas analisaram o trabalho de paleontólogos, geoquímicos, climatologistas e geofísicos. Com base nos registros geológicos, eles descobriram que na época da grande extinção houve uma rápida destruição dos ecossistemas marinhos e terrestres, e que o asteroide "é a única explicação possível para isso".
Gareth Collins, outro coautor do Imperial College, disse que a colisão do asteroide criou um "dia infernal" que marcou o fim do reinado de 160 milhões de anos dos dinossauros. Mas também acabou sendo um grande dia para os mamíferos, explica ele no estudo.
- A extinção KT foi um momento-chave na história da Terra, o que acabou abrindo caminho para que os humanos se tornassem a espécie dominante na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário