sexta-feira, 23 de julho de 2010

Isto em Moscou mais esta por toda parte do mundo por ambos os lados. (são mudanças)

22/07/2010 - 20h39
Moscou registra maior calor em 29 anos

Publicidade


CONOR HUMPHRIES
DA REUTERS, EM MOSCOU

Moscou teve na quinta-feira seu dia mais quente desde 1981, registrando 35ºC, segundo meteorologistas do instituto Fobos. A onda de calor já destruiu lavouras do tamanho de Portugal.

Grupos ambientalistas como o Greenpeace disseram que o fenômeno é uma prova do aquecimento global, embora o centro nacional de meteorologia tenha afirmado que é cedo para tirar tal conclusão.

Veja galeria de imagens da onda de calor russa

"A grande seca continua", anunciou o site Gismeteo.ru, do Fobos, acrescentando que a temperatura deve continuar elevada na capital russa nos próximos dias.

A máxima histórica da cidade, 36,6ºC, registrada em 1936, pode ser superada no sábado, informou a TV estatal Rossiya-24. No fim de semana, a previsão é de até 40ºC.

Numa cidade mais acostumada a temperaturas na faixa dos -35ºC, o calor provocou transtornos. A maioria das lojas esgotou seus estoques de ventiladores e refrigeradores de ar.

Pessoas de biquíni e sunga apareceram nos gramados próximos ao Kremlin, e adolescentes pulavam nas fontes de roupa e tudo. A Justiça antecipou em uma hora o fim do expediente na quinta-feira, segundo a imprensa.

O calor excepcional tem sido registrado desde o final de junho em várias regiões, inclusive a Sibéria.

A União Russa do Grão, entidade de produtores agrícolas, disse que esta seca, a pior em 130 anos, já fez as lavouras secarem em 9 milhões de hectares, cerca de um quinto da área total da safra neste ano.

A Rússia e seus vizinhos Ucrânia e Cazaquistão tiveram de reduzir suas metas para a próxima safra de grãos por causa da seca, segundo autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário