quinta-feira, 8 de julho de 2010

To vendendo um desses quer ????? tá barato mesmo

Loja oferece helicóptero, avião e barco para consumidor de luxo

Inaugurada no Shopping Cidade Jardim, a Tools&Toys dispõe também “brinquedos” como jetskis, quadriciclos e carros para o cliente A+

Por Soraia Yoshida
  Divulgação
Loja Tools&Toys, em São Paulo: "ferramentas e brinquedos" para consumidor de luxo, como o helicóptero da Sikorsky
Da cabine do piloto do helicóptero se avista a Marginal Pinheiros, que se abre através das janelas de 7m de altura. É quase como se a aeronave, com seus bancos de couro e frigobar a bordo, pudesse de fato levantar voo e se juntar à frota de mais de 1.200 helicópteros, a maior parte deles circulando nos céus de São Paulo, onde acaba de ser inaugurada a loja Tools&Toys, especializada em “ferramentas e brinquedos” para os consumidores de produtos de luxo.

E que brinquedos: somente o helicóptero Sikorsky 76D em exposição está na faixa de US$ 12 milhões. Para a inauguração, ele teria ao lado um barco Ferreti 470, na faixa de R$ 2,9 milhões, o mesmo que acabou nos noticiários. “Mas um cliente gostou tanto do barco que não deixou nem que chegasse na loja, ele levou na hora”, conta Nelson Waisbich, responsável pelo setor náutico da loja. O showroom de mil metros quadrados no Shopping Cidade Jardim, zona sul da cidade, abriga ainda jetskis, quadriciclos e triciclos. “Teremos em breve também um avião e um Bentley em exposição, além de outra marca de carro que estamos negociando na Europa”, adianta Marcio Christiansen, CEO da Tools&Toys.

Com um investimento de "quase R$ 4 milhões”, a loja que pretende manter US$ 17 milhões em produtos no showroom, levou seis meses para ficar pronta. A demora se deveu em parte aos detalhes finais, como as telas touch screen de 52 polegadas que mostram ao cliente todo o portfolio de produtos e ainda opções de customização – um dos diferenciais da empresa.

“Nós vamos trabalhar muito o espaço virtual aqui na loja”, explica Christiansen. Para isso, a Tools&Toys contará com vendedores munidos de iPads (são dez no total) para fazer o atendimento. Ali na tela do gadget, o cliente vai entender quais são as opções para cada modelo, bem como definir o grau de personalização do barco, do helicóptero ou do avião.

  Divulgação
Os barcos Ferretti 470 e Pershing 80: fabricação nacional ou importação, com projeto personalizado para o cliente

Demanda reprimida

Ainda que a ênfase em tecnologia seja de encher os olhos, é no mundo real que os clientes devem fazer a diferença. Com o crescimento do mercado de luxo no Brasil, que vive uma recuperação após a estabilidade do ano passado, a expectativa é bem positiva, algo em torno de 20% até o final do ano. Isso falando apenas do setor náutico, onde a loja espera conquistar uma boa fatia do potencial de consumo, hoje em torno de 200 barcos/ano.

Representante do Grupo Ferretti no Brasil, a empresa também mantém objetivos bem claros no setor. A média de vendas estava em 30 a 40 barcos por ano até 2009. “Queremos dobrar nossas vendas no primeiro ano”, afirma Nelson Waisbich, lembrando que o forte ali são modelos acima de 51 pés, os chamados médios a grandes barcos. O cliente que visitar o showroom da Tools&Toys tem a possibilidade não somente de escolher o modelo, mas também conversar com um decorador para definir o interior da embarcação. No total, são 90 modelos de 8 marcas, alguns com 83 pés de comprimento. A tecnologia e a qualidade são exatamente os mesmos empregados na Itália. Feita a encomenda, o cliente pode agendar visitas periódicas à fábrica para acompanhar a montagem (um processo que leva de 5 a 10 meses, dependendo do modelo), além de treinamento para tripulação.

Localizada no município de Vargem Grande Paulista, a 30 quilômetros de São Paulo, a fábrica tem 150 mil metros quadrados e inclui piscina para teste. A mudança para um local mais próximo da capital paulista também foi pensada para facilitar a organização de eventos de lançamento de produto paralelos à participação em feiras como a Boat Show.

  
Divulgação
Os "brinquedos" da Tools&Toys: quadriciclo Outlander Max 800R da Can-Am e jetski da SeaDoo, ambos da BRP

Só em 2012

Falando de helicópteros, a empresa projeta dez aeronaves vendidas nos próximos 5 anos. São “ferramentas” que podem ser encomendadas hoje, mas que estarão disponíveis para entrega apenas em 2012. Segundo Túlio Silviano Brandão, consultor em aeronaves corporativas, o modelo em exposição da Sakorsky está em desenvolvimento e tem homologação prevista para o próximo ano, quando deve entrar em produção. “Para outros modelos de linha temos pronta entrega”, avisa. Antes da abertura da loja, a empresa já havia comercializado 80 aeronaves, 75 delas para para transporte em plataformas de exploração de gás e petróleo. Com as perspectivas de aumento da produção petrolífera na costa brasileira, a conta inicial pode ser ainda maior.

É nos ares também que a loja Tools&Toys firma sua participação no aumento da frota de jatinhos no Brasil. Logo na semana de inauguração foi vendido um King Air 300 da Beechcraft, que custa lá fora US$ 3 milhões. A equipe da empresa oferece consultoria na compra de aviões novos e usados. E vai crescer mais?

“Nós acreditamos no crescimento do mercado de luxo”, diz Marcio Christiansen. “Com o aumento do número de milionários no país, a base da pirâmide está se alargando e nós vamos ganhar novos consumidores”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário