04 de abril de 2014 • 17h31
• atualizado às 17h33
Brasil e Suécia voltam a discutir empréstimo de caças à FAB
Autoridades brasileiras e
suecas voltaram a discutir, nesta semana, em Estocolmo, a possibilidade
da Suécia emprestar ao menos dez aviões do tipo caça para uso da Força
Aérea Brasileira (FAB). Se for efetivada, a cessão valerá até que as
primeiras das 36 aeronaves militares escolhidas pelo governo para
reequipar a frota brasileira sejam entregues pela empresa fabricante, a
sueca Saab.
Segundo o ministério da Defesa, a negociação de
empréstimo está em estágio avançado e pode ser finalizada até maio deste
ano. Discutido paralelamente à compra dos 36 novos caças modelo Gripen
NG, o acordo de cessão das dez aeronaves Gripen modelo C/D também
envolve o treinamento de pilotos e de equipes de solo, além de apoio
logístico por parte da Suécia.
O empréstimo dos dez caças vem sendo tratado como a
solução para garantir a segurança do espaço aéreo brasileiro enquanto os
primeiros dos 36 Gripen NG não chegam. No final do ano passado, a FAB
aposentou os últimos dos 12 Mirage 2000 (ou F-2000) que utilizava para
patrulhar e proteger o espaço aéreo nacional. Franceses, os Mirage foram
fabricados na primeira metade da década de 1980 e comprados pelo
Brasil, já usados, em 2005, por 60 milhões de euros (cerca de R$ 171
milhões pelos valores anunciados à época).
A previsão inicial era que os Mirage deixariam de ser
utilizados no final de 2011, mas, devido ao atraso na compra de novas
aeronaves, alguns deles tiveram que ser aparelhados para voar por ao
menos mais dois anos. Desde que os Mirage 2000 foram aposentados, a FAB
só tem a sua disposição os caças modelo A-1 e F-5. Durante audiência
pública realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
do Senado no fim de fevereiro deste ano, Saito garantiu que os A-1 e os
F-5 foram "modernizados" pela Embraer e estão aptos a continuar em
atividade até pelo menos o ano de 2025.
Embora o governo brasileiro tenha anunciado ter
escolhido comprar o modelo Gripen NG - preterindo os concorrentes
norte-americanos (Boeing) e franceses (Dassault) - em dezembro de 2013, o
contrato de aquisição de tecnologia e de produção conjunta dos aviões
ainda não foi assinado. Representantes da FAB, da Saab e autoridades
suecas estão discutindo aspectos como valores, prazos, obrigações das
partes e todos os outros detalhes técnicos do negócio. Por isso, a
provável data em que os primeiros Gripen NG deverão ser entregues não
passa de estimativas. A expectativa mais positiva é que, caso o contrato
seja assinado até o fim deste ano, os primeiros dos 36 novos caças
estejam prontos no final de 2018, conforme confirmou o comandante da FAB
na mesma audiência do Senado.
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