quinta-feira, 3 de abril de 2014

Não adianta vai pegar mesmo e vamos pagar por isto, ou já estamos pagando isto?????????????

As principais emissões de poluentes agora vêm das usinas termelétricas

A fumaça das chaminés deverá ultrapassar o desmatamento da Amazônia como nossa maior fonte poluidora

ALEXANDRE MANSUR, COM FELIPE GERMANO
03/04/2014 07h00 - Atualizado em 03/04/2014 12h53
Kindle
Share3
Uma nova usina termelétrica entrou em operação em outubro do ano passado. Batizada de Pecém II, funciona num complexo industrial e portuário de mesmo nome, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Sua capacidade, de 365 megawatts, permite iluminar 140 mil residências. A peculiaridade dessa usina é que ela queima a carvão mineral, uma das fontes mais poluidoras de energia. O carvão vem de navio da Colômbia. Segundo a Eneva (antiga MPX, de Eike Batista), dona da usina, Pecém II usa tecnologias para reduzir a descarga de fuligem preta e enxofre nas imediações. Mas não diminui a emissão de gás carbônico, o principal responsável pelas mudanças climáticas. O fato de o Brasil, um país rico em outras fontes de energia, inaugurar uma usina a carvão mostra como apostamos nas termelétricas para gerar eletricidade. Acionar essas usinas, que queimam também gás ou óleo combustível, é caro. Obrigou o governo a gastar R$ 47 bilhões em dois anos para salvar as distribuidoras de energia. E há um preço ambiental.
>> Os muçulmanos, a ponte alagada e os índios cortadores de cabeça
<< O conflito do governo com indígenas na construção de 40 hidrelétricas na Amazônia
Agora, as chaminés das termelétricas já rivalizam com a fumaça das queimadas como nossa maior contribuição para o aquecimento global. Em 1995, as queimadas respondiam por 77% de nossas emissões. Caíram para 32% em 2012. No mesmo período, a fumaça das usinas foi de 8% a 30% das emissões brasileiras. O dado é do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases do Efeito Estufa, organizado pelo Observatório do Clima, uma coalizão de ONGs e centros de pesquisas. “Seguindo as tendências atuais, nos próximos dois anos as emissões da produção de energia devem superar o total de desmatamento, que historicamente foram nossa preocupação”, afirma Tasso Azevedo, coordenador do sistema.
>> Mais notícias do Blog do Planeta
A mudança de perfil das emissões brasileiras é resultado em parte de uma boa notícia. O desmatamento da Amazônia é o mais baixo em décadas. Mas também reflete a redução da participação das hidrelétricas em nossa matriz de geração. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 1998 mais de 88% da capacidade instalada brasileira era hidrelétrica. Ela caiu para 73% em 2012. As termelétricas passaram de 12% para 27% nesse mesmo período. O Brasil, que ostentava uma economia baseada em energia limpa, provavelmente começará a se preocupar com quanto polui para alimentar a indústria e o comércio. A partir de agora, se o Brasil assumir metas ambiciosas de redução das emissões em tratados internacionais para o clima, terá de usar energia de forma mais eficiente. E também investir mais em energia limpa, como eólica e solar, além de novas hidrelétricas.
Longe da floresta (Foto: reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário