sábado, 17 de dezembro de 2011

Agora que esta caindo a ficha, demorou muito, isso já vem a muito tempo sendo planejado, vão ser pegos com a calça na mão. ?????

Invasão da Amazônia por estrangeiros preocupa 50% da população brasileira

Pesquisa do Ipea divulgada nesta semana avaliou a percepção do brasileiro sobre ameaças contra o país

Ameaça estrangeira na Amazônia preocupa metade do brasileiro
Ameaça estrangeira na Amazônia preocupa metade do brasileiro (Antônio Lima)
Pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira (15) revelou que um dos maiores temores da população brasileira é  uma possível invasão da Amazônia por estrangeiros.
Segundo a pesquisa, 50,2% dos entrevistados acreditam muito ou totalmente que a ameaça estrangeira em função de interesses na região Amazônia e 45,5% acreditam totalmente ou muito que isto ocorrerá em relação ao Pré-Sal.
O resultado faz parte do estudo Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS), que está disponível no site do Ipea. O SIPS ouviu 3.796 pessoas, em 212 municípios brasileiros, sobre quatro temas: percepção de ameaças; percepção sobre a Defesa Nacional e as Forças Armadas; poder militar do Brasil e inserção internacional; e Forças Armadas e Sociedade.
Segundo a pesquisa, metade dos entrevistados  acredita  totalmente ou muito que o Brasil  se  tornará alvo de algum tipo de agressão militar estrangeira nos próximos 20 anos em função de interesses sobre a Amazônia brasileira.
Os entrevistados na região Norte do Brasil destacaram-se por apresentar a maior convicção quanto à ocorrência desses eventos: 66,1% acreditam totalmente ou muito na ocorrência de uma agressão militar estrangeira em função de interesses na região amazônica e 62,4% na bacia do Pré-Sal; em contraste, cerca  de  45%  dos  entrevistados  no  Sul  do  país  manifestaram  convicção  semelhante quanto a essas ameaças.
EUA
Dentre uma lista de países pré-selecionados para apontar seriam aqueles mais frequentemente apontados como possíveis ameaças militares ao Brasil nos próximos 20 anos em primeiro lugar ficou os Estados Unidos, com cerca de 37%  de  indicações  dos  entrevistados.
A Argentina figurou em segundo lugar, com 15,6% de apontamentos, seguida pela Bolívia, com 12,2%. Todos os demais países indicados apresentaram, na esfera nacional, percentuais inferiores a 10%.
Verificaram-se diferenças significativas nas percepções quando estas são classificadas por  regiões. Os  entrevistados da  região Norte apresentaram uma percepção de ameaça mais disseminada: apenas 14% dos entrevistados descartaram qualquer possibilidade de ameaça militar ao Brasil nas próximas duas décadas, contra mais de 22%, em média, no país. Seus apontamentos quanto a possíveis ameaças militares externas  também superaram os das demais regiões brasileiras para quase  todos os países selecionados.
Ongs
Outros pontos analisados pela pesquisa foram a avaliação da população brasileira sobre a atuação de ONGs estrangeiras na Amazônia e a análise do impacto, para o Brasil, de conflitos no entorno sul-americano.
A grande maioria (61,1%) vê positivamente o trabalho das ONGs. Em relação aos conflitos na América do Sul (confrontos com guerrilhas na Colômbia, Paraguai e Peru; tensões sociais na Bolívia; entre outros), 63,3% entendem que eles impactam o Brasil.
Na percepção geral de ameaças, o maior receio do brasileiro é do crime organizado (54,2%) no total. Em segundo lugar ficou desastre ambiental ou climática (38,6%0), seguido de guerra com país vizinho (33%), epidemias (30,5%) e terrorismo (29,5%0).

Nenhum comentário:

Postar um comentário