Educação
18/12/2011 - 07:00
Gustavo Ioschpe
O que o Brasil pode copiar da educação chinesa
Medidas específicas podem ser testadas em regime piloto, com boa chance de terem sua adoção recomendada em grande escala
O EXEMPLO ASIÁTICO - A China mostra que a ideia de que não
pode haver educação de alto nível em cenário de pobreza é balela. No
último Pisa, a província chinesa de Xangai, que tem nível de renda per
capita muito parecido com o brasileiro, deu um show
(Philippe Lopez/AFP)
Desconfio que, à medida que o crescimento chinês for se mantendo firme
em período de crise no Ocidente e sua educação continuar despontando nos
primeiros lugares dos testes internacionais, muita gente vai se
perguntar se devemos adotar o sistema político-econômico e educacional
da China.Com o primeiro, apesar de todas as suas virtudes, eu, pessoalmente, não me entusiasmo: para mim, a liberdade é um valor supremo, e a democracia é uma conquista inegociável.
O sistema educacional, pelo contrário, tem muito mais virtudes do que defeitos, e imagino que você deva estar se perguntando: dá pra copiar? Deveria ser o nosso modelo?
A resposta é não. Sistemas educacionais são frutos orgânicos do desenvolvimento histórico, social e cultural dos países em que estão inseridos, bem como atrelados ao seu projeto de futuro. Faria tanto sentido ao Brasil querer replicar o sistema de Xangai quanto ao Paysandu querer fazer uma cópia do Barcelona de Messi.
O que dá pra fazer é olhar para algumas medidas específicas e implementa-las em regime piloto em alguns locais do Brasil pra ver se funcionam. Somente depois de testadas empiricamente é que poderiam ser recomendadas em escala.
Se eu fosse um gestor público brasileiro, as medidas que testaria são essas:
Medida | O que É | por que testar |
Grupos de estudo de professores | Regime de reuniões semanais e quinzenais dos professores de mesma disciplina, no nível da escola e distrito, para preparar aula e compartilhar melhores práticas | Há uma heterogeneidade muito grande no sistema brasileiro e um grau de autonomia exagerado para os maus professores. O grupo de professores ajuda a popularizar melhores métodos e monitorar os piores profissionais e escolas |
Implantação de um professor-líder por turma | Cada turma tem um professor que é o seu principal responsável, conhece os pais dos alunos, vê se todos vieram à aula, resolve conflitos etc. | Permite abolir a chamada. Cria interlocução mais direta com os pais. Aumenta o senso de responsabilidade da escola perante seus alunos. |
“Empowered management” | As piores escolas têm sua administração substituída por profissionais das melhores escolas | Resgata a qualidade das piores escolas e ainda beneficia financeiramente as melhores escolas. |
Dever de casa | Estipular dever de casa escrito a partir do 3º ano, começando com cerca 1,5 horas/dia e chegando até 3h/dia no fim do ensino médio, especialmente em Matemática e Ciências. | Toda a pesquisa empírica mostra que o dever de casa é fundamental para a aprendizagem, especialmente em exatas. No Brasil, se faz muito pouco e muito mal. É um ritual ou punição pro aluno, não ferramenta de ensino. |
Aulas de 40 minutos com intervalo de 10 minutos entre elas | Ao contrário do sistema de aulas de 50 minutos sem intervalos | Organiza o calendário de forma realista e coíbe atrasos de professores e alunos |
Diminuição de número de funcionários fora de sala de aula | Melhorar a relação professor/não-professor no sistema. | O número de funcionários em relação a professores no Brasil é incríveis 5 vezes maior do que em Xangai. Enquanto houver esse inchaço, não sobra dinheiro pra gastar no que é mais importante. |
Criação de prêmios para professores e divulgação dos vencedores | Os melhores professores de cada disciplina recebem prêmios em suas escolas, depois competem com os da região, cidade etc. | O reconhecimento da comunidade pode ser tão ou mais importante que dinheiro para motivar o professor. |
Progressão na carreira vinculada a esforço e iniciativa individual | Em Xangai, para ganhar mais, professor tem de não apenas mostrar competência como se comprometer a aumentar significativamente suas horas de treinamento | Cria uma contrapartida para o aumento, alinhando o interesse do professor com o do aluno. E torna a promoção uma iniciativa individual, sem requerer negociações coletivas desgastantes. |
Treinamento para diretores e professores | Ninguém pode se tornar diretor de escola sem curso de administração escolar. E todos os professores passam por treinamento nas férias, todos os anos. | A função de diretor é fundamental para o bom andamento das
escolas, mas os diretores brasileiros não são preparados para o cargo.
Dependemos do talento e perseverança de cada um. Os professores precisam de atualização e acompanhamento constantes para que suas aulas não estagnem. |
Criar fóruns online para professores | Espaços na internet em que o professor pode interagir com colegas e com experts pedagógicos da sua área da prefeitura | Diminuir o isolamento e sensação de abandono dos professores, criar uma rede colaborativa, disseminar melhores práticas de ensino e tirar dúvidas |
Ter data show em sala de aula e disponibilizar materiais online | Instalar aparelho de projeção, cuja imagem ocupa parte da parede antes destinada ao quadro negro | A instalação do datashow aproveita melhor o tempo em aula, evitando a cópia. A disponibilização de material online ajuda mesmo os piores professores a dar uma aula competente. |
Criação de currículo | Fazer com que todos os professores da sua rede saibam o que têm de ensinar, aula a aula, e as competências que o aluno deve dominar ao fim de cada bimestre | É impossível ter uma rede com ensino de qualidade se cada escola pode ensinar da maneira que quiser e sem clareza sobre o que precisa ser atingido |
Fazer escolas de um ciclo só | Ter escolas que sejam de 1º ao 5º ano, outras do 6º ao 9º e outras pro Ensino Médio | Permite número maior de turmas por série e a criação de grupos de estudo de professores |
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