sábado, 13 de abril de 2013

E o pessoal da magrela não fica atraz não.

15/05/2012 06h15 - Atualizado em 15/05/2012 12h03

Bicicleta elétrica da Audi pode ser configurada por smartphone

Eduardo Moreira Para o TechTudo
A Audi apresentou o protótipo da bicicleta elétrica Wörthersee, em um evento na Áustria dedicado aos fãs das principais montadoras europeias. Essa bicicleta se destaca das demais por ser capaz de ser controlada por um smartphone, além de usar recursos conectados à Internet para o seu funcionamento.
Bicicleta elétrica Audi Wörthersee (Foto: Divulgação)Bicicleta elétrica Audi Wörthersee (Foto: Divulgação)
Essa bicicleta elétrica da Audi possui diversas inovações técnicas, que são inspiradas nos diversos veículos híbridos comercializados pelos fabricantes de automóveis. A bicicleta é quase totalmente construída em fibra de carbono, e isso faz com que o seu peso total seja muito reduzido (apenas 11 kg). O pequeno motor da Wörthersee possui uma potência máxima de 2,3 kW (ou 3 CV de força), que é alimentado por uma bateria localizada na parte baixa do seu chassi capaz de se recarregar em apenas 2:30 horas.
O detalhe mais chamativo dessa bicicleta elétrica é o seu sistema de controle eletrônico. Ele permite que o usuário ajuste algumas configurações do veículo a partir do seu smartphone (sem descrever qual sistema operacional é compatível com o recurso), oferecendo a possibilidade de ajustar detalhes como pressão das rodas, setup do motor, freios, entre outras características.
Além disso, o usuário pode bloquear/desbloquear o sistema antifurto da bicicleta, que deixa os seus componentes totalmente travados, dificultando a vida do ladrão, além de estabelecer uma conexão à Internet para transmitir o seu passeio em vídeo ao vivo, ou atualizar a sua página do Facebook com detalhes da volta ciclística do momento. Você também pode ajustar o modo de condução: puro (pedalando normalmente), Pedelec (com o auxílio do motor, par alcançar a velocidade de 80 km/h, com uma autonomia assistida de 50 a 70 km) e o modo eGrip (que é um mix entre o modo puro e Pedelec, com uma velocidade máxima de 50 km/h).
Também é possível utilizar o motor elétrico e o seu software para realizar manobras, permitindo que a bicicleta regule sua inclinação baseado na habilidade do usuário. Com esses ajustes, é possível aumentar ou reduzir a velocidade da manobra, tornando a mesma mais simples ou complexa.
Apesar de toda essa riqueza de detalhes, e todo o potencial de comercialização dessa bicicleta, a Audi lembra aos interessados que a Wörthersee é descrita como um modelo de exibição, ou seja, que não possui nenhuma previsão de lançamento para o consumidor final. Abaixo, vídeo de demonstração da bicicleta.
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